O Concurso "Almada a Terra e as Gentes" completou em 2006 a viagem fotográfica pelas onze freguesias do Concelho, com a visita à bonita vila da Trafaria.
Foi inaugurada ontem, na Oficina de Cultura de Almada a exposição do Concurso, com os melhores trabalhos apresentados a concurso, nas duas modalidades (cor e preto e branco).
Esta iniciativa desenvolvida pela SCALA - Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada (uma colectividade cultural de Cacilhas), entre 1997 e 2006 contou, ao longo das suas dez edições, com a participação de 264 fotógrafos, que apresentaram 1.506 fotografias, quase todas de inegável beleza.
A sua 1ª Edição teve lugar em 1997 e foi sobre Cacilhas...
Como devem calcular, o Ginjal foi um dos espaços de inspiração dos muitos fotógrafos que se associaram a esta iniciativa singular, provavelmente única no país.
Se gosta de fotografia, não deixe de visitar a Oficina de Cultura, dará o seu tempo por bem empregue...
7 comentários:
Fui lá e gostei.
Parabéns pelo catálogo.
Também gosto. A Trafaria ficou bem na "fotografia".
Por acaso conheço bem o Concurso. Cheguei a concorrer algumas vezes e acho qie vi todas as exposições.
A unica coisa que sempre me fez confusão foram as escolhas do júri. Então nos primeiros anos, houve fotografias premiadas que nem sequer respeitavam a temática do concurso.
Apesar destes precalços louvo o trabalho feito pela SCALA.
Eu que sou um fã da fotografia nem soube que houve este concurso....até teria participado...
Fica pró ano que remédio...
Blackbird, para o ano já não há... foi uma pena não ter descoberto mais cedo este concurso, que percorreu todas as Freguesias do Concelho, entre 1997 e 2006.
Gosto de fotografia mas sou uma amadora, que se dedica à arte como distracção. Participei neste concurso apenas por a Trafaria ser a "minha" terra e tive a sorte de ganhar uma menção honrosa da qual nem sequer estava à espera. Confesso que nem todas as fotografias premiadas são do meu agrado e gosto muito mais de outras que nem sequer mereceram uma simples menção honrosa. Mas não me cabe a mim duvidar da decisão do júri, até porque, tecnicamente, não percebo nada da coisa. Gostei muito de participar e mais ainda de ver algumas das minhas fotos expostas e isso basta-me! Parabéns à SCALA pela organização desta iniciativa e espero que a CMA venha a apoiar a edição do tal livro que reune as freguesias todas.
Foram levantadas algumas questões em relação ás escolhas do júri.
A única coisa que posso dizer, é que cada júri é um caso... e de certeza que com elementos diferentes as escolhas seriam também diferentes.
Ao olhar de um "amador", as fotografias são quase todas bonitas e as nossas escolhas prendem-se por pormenores mais ligados aos nossos gostos pessoais que a questões técnicas.
Enviar um comentário