sábado, setembro 30, 2006

Almada a Terra e as Gentes


O Concurso "Almada a Terra e as Gentes" completou em 2006 a viagem fotográfica pelas onze freguesias do Concelho, com a visita à bonita vila da Trafaria.
Foi inaugurada ontem, na Oficina de Cultura de Almada a exposição do Concurso, com os melhores trabalhos apresentados a concurso, nas duas modalidades (cor e preto e branco).
Esta iniciativa desenvolvida pela SCALA - Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada (uma colectividade cultural de Cacilhas), entre 1997 e 2006 contou, ao longo das suas dez edições, com a participação de 264 fotógrafos, que apresentaram 1.506 fotografias, quase todas de inegável beleza.
A sua 1ª Edição teve lugar em 1997 e foi sobre Cacilhas...
Como devem calcular, o Ginjal foi um dos espaços de inspiração dos muitos fotógrafos que se associaram a esta iniciativa singular, provavelmente única no país.
Se gosta de fotografia, não deixe de visitar a Oficina de Cultura, dará o seu tempo por bem empregue...

7 comentários:

Anónimo disse...

Fui lá e gostei.
Parabéns pelo catálogo.

Luis Eme disse...

Também gosto. A Trafaria ficou bem na "fotografia".

Anónimo disse...

Por acaso conheço bem o Concurso. Cheguei a concorrer algumas vezes e acho qie vi todas as exposições.
A unica coisa que sempre me fez confusão foram as escolhas do júri. Então nos primeiros anos, houve fotografias premiadas que nem sequer respeitavam a temática do concurso.
Apesar destes precalços louvo o trabalho feito pela SCALA.

Blackbird disse...

Eu que sou um fã da fotografia nem soube que houve este concurso....até teria participado...
Fica pró ano que remédio...

Luis Eme disse...

Blackbird, para o ano já não há... foi uma pena não ter descoberto mais cedo este concurso, que percorreu todas as Freguesias do Concelho, entre 1997 e 2006.

Minda disse...

Gosto de fotografia mas sou uma amadora, que se dedica à arte como distracção. Participei neste concurso apenas por a Trafaria ser a "minha" terra e tive a sorte de ganhar uma menção honrosa da qual nem sequer estava à espera. Confesso que nem todas as fotografias premiadas são do meu agrado e gosto muito mais de outras que nem sequer mereceram uma simples menção honrosa. Mas não me cabe a mim duvidar da decisão do júri, até porque, tecnicamente, não percebo nada da coisa. Gostei muito de participar e mais ainda de ver algumas das minhas fotos expostas e isso basta-me! Parabéns à SCALA pela organização desta iniciativa e espero que a CMA venha a apoiar a edição do tal livro que reune as freguesias todas.

Luis Eme disse...

Foram levantadas algumas questões em relação ás escolhas do júri.
A única coisa que posso dizer, é que cada júri é um caso... e de certeza que com elementos diferentes as escolhas seriam também diferentes.
Ao olhar de um "amador", as fotografias são quase todas bonitas e as nossas escolhas prendem-se por pormenores mais ligados aos nossos gostos pessoais que a questões técnicas.