sexta-feira, julho 17, 2020

As Portas Fechadas que não Voltam a Abrir...


Vou transcrever aqui para o "Casario", uma parte do texto que escrevi hoje no "Largo". Porque além de ser um retrato social, é também uma reflexão sobre Almada e sobre o Associativismo...

«Muitas das pessoas que agora passam a maior parte do tempo em casa (quase todos nós...), quando puderem voltar a sair para a rua, para voltarem a ter uma vida quase normal, percebem que isso não é possível.
Terras como Almada, com muitas colectividades, quando acordarem deste pesadelo, vão descobrir que uma boa parte delas já passou à história (para satisfação dos governantes actuais, que olham para todas as associações, como se estivessem pintadas de vermelho e tivessem nos seus emblemas foices e martelos...). 
Pois é, continuarão a receber "convites" invisíveis, para voltarem para casa...
É por isso que eu digo, que já apareceram por aqui muitos vírus, mas nenhum tão fascista e anti-social como este...»

Gostaria muito de estar enganado, mas...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)

4 comentários:

almadalmada disse...

Obviamente concordo.
No suposto melhor pano cai a nódoa.

almaDalmada disse...

Infelizmente para Almada e o concelho este execuutivo tem-se revelado uma oportunidade perdida numa perspectiva de reabilitação e dignificação da nossa terra.
Por exemplo, não resolveu o grave problema para os almadenses do excessivo e grave barulho para a saúde pública da circulação do comboio mst. Não resolveu a questão das grafitagens em edifícios e muros públicos e privados que acabam por conectar Almada com os mais degradados e pobres subúrbios.Não resolveu o problema da limpeza urbana e arranjo de passeios como também descurou o cuidado de árvores e canteiros verdes.Almada precisa de nova ligação a Lisboa.
Para lá destes reparos há um outro muito importante: não conseguiu nestes 3 anos criar uma ligação empática com os almadenses e a população face ao distanciamente/afastamento/ invisibilidade que mantém em relação às pessoas. A democracia não se faz só com Assembleias Municipais e Reuniões de Câmara. Um autarca temde estar próximo das populações e esta presidente nunca o fez infelimente.
Fazer rotundas é muito pouco. Infelizmente por vezes em AMs e Rs de C faz lembrar o pior da sua antecessora com o radicalismo e fundamentalismo que revela.
Almada precisava de ser reabilitada após mais de 40 anos de degradação e ausência
de democracia sob controlo do PC e acólitos onde podemos incluir os partidos da oposição ou seus
militantes que colaboraram em muitos erros com o executivo anterior,nomeadamente autarcas.

vieira calado disse...

Pois amigo, esses vírus anti sociais, têm matado milhões de pessoas,

ao longo do tempo

e continuarão a matar, mais que o corona...

Saudações minhas!

Graça Pires disse...

Infelizmente não estás enganado, meu Amigo Luís. Há uma mudança que vai acontecendo de forma irremediável...
Uma boa semana com muita saúde.
Um abraço.