sexta-feira, maio 29, 2026

O novo "Cine-Carochas"...


Comecei a escrever sobre cinema no meu "Largo" e acabei por escrever sobre uma novidade da nossa "terrinha" (parece que vale de alguma coisa ter como presidente uma antiga actriz...).

Transcrevo os três últimos parágrafos:

«Não deixa de ser curioso, que se tenha criado em Almada no último mês um "cine-clube" municipal, no velho Salão das Carochas (esta sala já foi muita coisa e curiosamente foi "sala de cinema" logo depois do 25 de Abril, com a projecção de filmes infanto-juvenis). 

Ainda não me bem informei sobre o assunto, se tem público, embora perceba que o objectivo principal do "Cine-Carochas" é ser um espaço alternativo ao "comércio de filmes", ser uma casa aberta às fitas independentes (talvez as tais dos muitos realizadores portugueses...).

Como de costume não era para escrever nada disto, era para falar de história com cinema. Fica para amanhã...»

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


sábado, maio 23, 2026

Boas "Sementes" lançadas em Almada


Fala-se muito (e bem) do Festival de Teatro de Almada, que se realiza no Verão e fala-se pouco do "Sementes" (eu também...), a mostra internacional de artes para o pequeno público, que já vai na sua trigésima primeira edição, organizada pelo Teatro Extremo. 

Tal como o Festival, o "Sementes" não se fica por Almada, viaja também para Loures, Montemor-o-Novo e Palmela, entre 22 de Maio e 7 de Junho.

Espero que tenha a aderência que merece dos jovens almadenses (e arredores...), de todas as idades. 

Gosto particularmente do cartaz desta edição, feito pela Catarina Pé-Curto.

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


domingo, maio 17, 2026

Ora aqui está uma boa ideia, esta do regresso das bibliotecas itinerantes...


Não me importa que possa ser considerada uma ideia ultrapassada, esta das "bibliotecas itinerantes", por este tempo que quer dar cada vez menos espaço aos livros de papel.

É uma boa ideia. Ponto final.

O importante é continuarmos na luta, andar por aí à procura de leitores, de todas idades e dizermos que o livro é o "avião" e o "barco" mais em conta que existe à nossa volta. Só ele nos leva de viagem, quando não temos euros na carteira, por este mundo, que parece estar cada vez mais perto.

E o Luís, tenho a certeza que se adequa bem a este papel, de bibliotecário itinerante.

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


terça-feira, maio 12, 2026

"É Preciso uma Flor" de Maria Rosa Colaço


De longe a longe, aparece-me nas mãos um livro "desconhecido" de um autor almadense. Neste caso em particular foi de uma autoria, Maria Rosa Colaço. 

Falo de "É Preciso uma Flor", um livro de contos editado em Maio de 1968 (penso que ela nesta altura estava a viver em Moçambique, onde era professora...),

O mais curioso neste livro é ser próximo do neo-realismo e abordar o drama que é ser mulher, num mundo feito à medida dos homens, em praticamente todas as suas histórias...

Drama que permanece actual, por culpa de todos nós. 

É preciso muito mais que uma flor, para que o mundo fique mais igualitário, no género, na cor e na religião...


sexta-feira, maio 08, 2026

A mensagem dos jovens de Almada em Abril: "E em vez do Medo?"


Não deixa de ser curioso, que na comemoração dos 52 anos da Revolução de Abril, as marcas mais curiosas que me ficaram foram dos jovens, especialmente a exposição das escolas que encheu a Oficina de Cultura de Abril, com "E em Vez do Medo?". E também a mostra de cartazes que foram colados nas paredes brancas exteriores da Casa da Cerca, cheios de mensagens bonitas e pertinentes.


Fico feliz pela envolvência de 2000 alunos, 42 professores e 15 escolas do Concelho, e sobretudo, pela sua criatividade.

E fico ainda mais feliz por não deixarem arrefecer Abril (ao contrário dos poderes locais e nacionais...) e por se manifestarem desta forma contra os discursos de ódio e pela violência crescente - mesmo que seja virtual - contra as mulheres e as minorias.

(Fotografias de Luís Eme - Almada)