domingo, março 10, 2019

A Aposta (oficial) na Transformação de Almada em "Cidade Satélite" de Lisboa


A entrevista de hoje da presidente do Município de Almada,  Inês Medeiros, à revista "Visão", acaba por ser positiva, pelo menos para mim.

Já tinha notado (e escrito...) que há a tentativa de "roubar" a identidade local do Concelho de Almada - e até a própria história -, fingindo não perceber que os almadenses não se envergonham do seu passado, das suas raízes operárias e associativas. 

Claro que acho muito bem que se aproveitem as potencialidades da nossa localização geográfica, do "boom" do turismo, mas sem termos de ser, necessariamente, uma "Mini Lisboa". 

Será que não podemos fazer todo esse aproveitamento e continuarmos a ser Almada?

Quando a presidente diz: «Quando chegamos de cacilheiro a Cacilhas, pomos os pés em terra e deixamos de ver Lisboa. Há uma espécie de muro, de muralha de aço [risos]. Não faz sentido sermos o município da resistência. Os próprios almadenses sentiam um desfasamento entre as potencialidades de Almada e a realidade. Tem de haver outra dinâmica.» Também sorrio.

Acho alguma graça a esta caracterização (muito perto da fabulação...). Talvez por nunca ter encontrado nenhum muro, muito menos uma muralha no Largo. 

Encontro sim, um largo feio e pouco agradável para quem chega, sim (desde sempre...), embora perceba que a maior parte das pessoas que chegam do cacilheiro são habitantes da Margem Sul (esquecendo as horas mortas...) que querem apanhar os autocarros e o metro, para chegarem o mais rapidamente a casa... Ou seja, afastar os transportes do Largo, será um problema para toda aquela gente...

Mas basta andar uns metros em direcção ao Farol e apreciar o Tejo que chega a Lisboa (há bancos e tudo para nos sentarmos...).

Há uma outra frase, que diz muito da presidente: «Almada tem de sair do estado de bela adormecida e acordar para todo um fervilhar que existe na Área Metropolitana de Lisboa, assumindo a sua centralidade, tendo um espaço público mais qualificado, sendo um município de referência a nível universitário e criando um conjunto com a capital. Somos dois municípios que se olham nos olhos. Encaramo-nos de frente.»

No meu olhar, descubro uma lisboeta estrangeirada, apostada (são suas as palavras...) em criar um conjunto com a Capital. Isso explica em parte a aposta de tantos lisboetas em lugares-chave da Autarquia, em detrimento de almadenses. E explica também algum cosmopolitismo, que tem pouco a ver com a realidade do Concelho.

Acredito que a presidente ainda vai perceber que as coisas não mudam apenas por "decreto", ou porque achamos que estamos certos e os outros estão todos errados...

(Fotografia de Luís Eme - o Largo de Cacilhas, sem qualquer muro ou muralha, o Tejo está logo ali, a dizer-nos olá...)

4 comentários:

_ Gil António _ disse...

Copiar estilos e matérias nem sempre é positivo. Cada cidade deve ter a sua identidade própria.
.
Cumprimentos
.
** Mulher: A Luz que ilumina a Vida **

Graça Pires disse...

Nada muda pior decreto, muito menos a cidade de Almada com características tão singulares… Talvez a Presidente entenda…
Uma boa semana, Luís.
Um abraço.

Anónimo disse...

Infelizmente o quadro ainda é mais negro do que o que Luís Milheiro pensa.

Talvez que o maior defeito da Presidente seja a falta de humildade e o convencimento de que é muito boa. É por isso que ela continua a pensar que foi ela que ganhou as eleições, e que não foram os almadenses que castigaram os comunistas, ou o Costa e o PS a ficarem com todos os créditos da gerigonça.

Estou convencido que se a Senhora pudesse mudava os Paços do Concelho para Lisboa, para um palacete qualquer à beira rio, donde pudesse ver Almada e decidir tudo de janela para janela. Tal como a sua "corte" que tem o aborrecimento de atravessar o rio, todos os dias.

Falando de coisas concretas, é triste verificar que ainda não fez nada de registo, em ano e meio de presidência. A ECALMA que era tão criticada pelo PSD e pelo PS continua na mesma como a lesma. As ruas também não estão mais limpas e não venham dizer que os almadenses é que são uns porcos. Tanta publicidade com a Loja do Cidadão de Almada e as suas valências e aquilo é um cubículo, que faz com que as pessoas tenham de estar à espera de serem atendidas na rua, ao sol ou ao frio.

Tenho pena de o dizer, até porque sou socialista, ainda não vi nada feito por esta administração que me levante para aplaudir. Nada!

Cumprimentos

Francisco T.

Fernando Silva disse...

Concordo com os comentários referidos.