segunda-feira, janeiro 04, 2016

A Descoberta do Ginjal no Porto


Hoje quando fazia uma "limpeza" de jornais e revistas descobri uma notícia no mínimo curiosa para o "Casario" sobre um restaurante portuense que se chama "Ginjal" e foi fundado em 1948 (que fechou um ano para reabrir em 2014 com nova gerência). Mas vamos lá transcrever parte da notícia assinada por Manuel Gonçalves da Silva no suplemento "Sete", da revista "Visão" (de 17 de Dezembro):

«As tripas à moda do Porto continuam a ser o seu ex-libris, tendo a qualidade e os ingredientes tradicionais, a que se juntam duas notas peculiares: o toque do vinho do Porto no tempero e a apresentação numa púcara com massa de trigo pincelada com azeite e ervas aromáticas na cobertura. Outro prato emblemático é o bacalhau à Ginjal, que vai ao forno com cebolada e é servido com batata pérola e jardineira de legumes. Também o polvo no forno ou à lagareiro, um e outro com batata a murro e legumes, a posta à moda do Ginjal, excelente naco de coração de alcatra de vitela mirandesa, e o bife da vazia três pimentas, com batata gratin e legumes figuram entre os pratos mais solicitados, por serem bons e bem servidos.»

(Foto de Luís Eme, tirada do interior do restaurante "Atira-te ao Rio" para o Tejo)

3 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Com tanto elogio tenho que arranjar um dia no Verão, para lá ir.
Um abraço e uma boa semana

Janita disse...

Antes de mais quero salientar o quão bonita ficou a 'fachada' do "Casario do Ginjal" embelezada com um bela pintura de Alfredo Keil!
Bom-gosto e requinte!
A praia das Lavadeiras deu mais cor a este belo espaço.
Está muito lindo o Casario...Parabéns, Luís.

Quanto ao restaurante do Porto, reaberto no ano passado, sabe que não conhecia?
Ainda lá hei-de ir um dia destes, se bem que esta gastronomia tripeira não casa muito bem com os 'males' de que sofro! :(
Mas, uma vez não são vezes...

Um abraço.
Janita

PS- A sua foto tirada do interior do "Atira-te ao Rio", está sublime!

Janita disse...

Ah, esqueci-me de lhe dizer que 'descobri' este site com essa pintura e a referência ao seu Casario:

http://almada-virtual-museum.blogspot.pt/2015/11/invocacao.html