sábado, janeiro 02, 2016

As Gentes da Minha Terra (1)

Vou estrear hoje uma nova série aqui no "Casario", que tem como principal objectivo homenagear a boa gente de Almada, a minha terra de adopção.

E não poderia escolher melhor para este começo, que um grande amigo que faz hoje a bonita idade de noventa e dois anos, com uma lucidez e alegria de viver, invejáveis.

Falo de Fernando Barão, um verdadeiro Renascentista da Cultura Almadense. 

É reconhecido com todo o mérito como um dos grandes associativistas de Almada (ajudou a fundar três colectividades, Clube de Campismo do Concelho de Almada, SCALA - Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada e O Farol, Associação de Cidadania de Cacilhas e presidiu aos destinos da Sociedade Filarmónica  Incrível Almadense e do Ginásio Clube do Sul, foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Almada e também dirigente dos Bombeiros Voluntários da sua Terra, Cacilhas), Mas é muito mais que isso. Além de ser um excelente contador de histórias, tem uma obra literária notável nos campos da história local, da poesia e da ficção. E foi também um apaixonado pela fotografia, tendo sido premíado em vários salões, nos anos cinquenta e sessenta do século passado.

Além destas vertentes, adora música (foi coralista), cinema (que pena teve de não ter conseguido criar um cine-clube em Almada) e todas as Artes.

A par deste currículo impressionante, não podemos deixar de destacar a sua qualidade humana, que suplanta todos estes talentos, pois Fernando Barão sempre fez (e faz) do seu dia a dia um hino à amizade e à fraternidade.

(Fotografia de Luís Eme)

4 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Os meus parabéns ao Senhor Fernando Barão. 92 anos é uma bonita idade, e sendo a pessoa que é decerto ainda terá muito para dar `a Cidade.
Um abraço e Um Ano Feliz

Graça Pires disse...

Há pessoas, assim, excepcionais. Bonita homenagem.
Um abraço.

Nogueira Pardal disse...

Depois de meu pai cuja memória venero Fernando Barão é o homem mais homem que conheci ao longo dos meus 78 anos de vida. Pardal

Janita disse...

Uma rubrica que seguirei com prazer e atenção.
Há pessoas que marcam pela sua dedicação ao bem colectivo e merecem ser homenageadas,
Parabéns ao Luís e muita Saúde e longa vida ao ilustre homenageado.
Melhor, a ambos, obviamente.
Um abraço.