segunda-feira, outubro 26, 2015

As Minhas Queridas Fontes Orais de Almada


Eu sei que cada livro tem sempre mais que uma história. Além de tudo aquilo que se conta, existem sempre inúmeros episódios que se vivem em seu redor. Não há histórias sem pessoas, que acabam por ser protagonistas de muitas conversas das minhas viagens no tempo.

Embora só me tenha integrado nos meios culturais almadenses, nos anos 1990, sinto-me um privilegiado por ter tido o prazer de conhecer tanta gente que me ensinou a amar este Concelho que possui particularidades únicas. 

Se por um lado foi Romeu Correia quem me abriu as janelas e me apresentou a cidade de Almada, por outro, o meu saudoso amigo Henrique Mota fez muito mais que isso. Além de me abrir janelas e portas, caminhou a meu lado, como o verdadeiro companheiro que sempre foi, apesar de me levar quarenta e dois anos de avanço nesta coisa que se chama vida.

Infelizmente uma boa parte deles já partiu...

É difícil ordená-los cronologicamente, mas vou tentar: Romeu Correia, Henrique Mota, Adelino Moura, Arménio Reis, Francisco Bastos, Victor Aparício, Miguel Cantinho, António Calado, Sérgio Malpique,  Hélio Quartin, Idalina Alves Rebelo, Mário Rodrigues, Leonel Guerreiro...

Do  vivos, Fernando Barão é a pessoa por quem senti e sinto mais afinidades nas coisas da Cultura, isso explica que tenhamos feito muitas coisas em conjunto, especialmente da SCALA. Para muitos era o seu "Delfim", mas nós somos mais que isso, somos verdadeiros amigos.

Além do Fernando é bom continuar a contar com a amizade e a "memória" de Carlos Durão, Diamantino Lourenço, Abrantes Raposo, Virgolino Coutinho, Orlando Laranjeiro, Carlos Guilherme, Francisco Gonçalves, Alexandre Castanheira, António Coelho,  Luís Bayó Veiga, Mário Araújo, António Reizinho, Vitor Rosado, Américo Souza, Fernando Moura, Carlos Martins, entre outros amigos.

Sei que sem o seu apoio, amizade e testemunhos, não tinha ido tão longe nesta caminhada já longa pelas ruas da "história de Almada".

O óleo é da Maluda (lá ao longe vê-se o lado de cá...).

1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Aprendemos todos os dias com os mais velhos. Um abraço e uma boa semana