quinta-feira, janeiro 30, 2014

Uma Boa Conversa


Ontem fui muito bem recebido na Escola Ruy Luís Gomes, no Miratejo, pelos alunos das áreas profissionalizantes de fotografia e turismo e pelas professoras Guida, Luísa, Helena e Leonor.

A Silvana Savita e a Cátia Pereira, alunas do Curso de Fotografia apresentaram os seus trabalhos (muito bem...), um sobre o Cristo Rei e outro sobre Cacilhas. E depois foi a minha vez de interagir com aquele grupo de alunos e professores, atentos e silenciosos, falando um pouco da história de Cacilhas, em mais uma sessão de "Conversas com Imagens".

Pensava que havia um conhecimento maior de Cacilhas por parte daqueles jovens, esquecido de que esta localidade está longe de ser "o centro do mundo" para todos eles. Há de facto algum distanciamento geográfico, até pelo Miratejo se dividir pelos concelhos de Almada e Seixal. 

Espero que algumas das informações que dei, além de terem o sabor a novidade, tenham sido úteis  e que fique qualquer coisa (tive o cuidado de escolher imagens e temas curiosos sobre a história de Cacilhas...).

Depois conversámos. Como tinha uma plateia de alunos de fotografia e turismo, as suas perguntamos incidiram um pouco sobre a imagem. Tive de lhes explicar que a fotografia para mim é um "hobby" e um prazer. Estou muito longe de ser um mestre, gosto sim, desde a adolescência, de tirar retratos a coisas, de preferência sem a presença humana.

Também falei dos livros, do trabalho de investigação, da boa utilização das fontes e da importância da sua confrontação.

Claro que no final, fica sempre a dúvida: será que consegui passar a mensagem? Será que não defraudei as expectativas?

Espero que tenham gostado tanto como eu desde convívio e troca de saberes, do "mundo das palavras e das imagens"...

3 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Eu se estivesse na plateia gostaria pela certa!
Gosto muito de fotografia, de pintura, enfim do "visual"...
Também gosto de fotografia sem gente dentro! :)

Abraço

Cristina Caetano disse...

Claro que passaste, se não a todos, certamente aos mais interessados. ;)

Beijos, Luis

Elvira Carvalho disse...

Decerto que gostaram. Eu gostaria .
Um abraço