quinta-feira, maio 29, 2008

O Pacto de Almada

Na noite de 29 de Maio de 1958, Almada foi palco de um acontecimento histórico durante o comício que Humberto Delgado realizou na Academia Almadense: a desistência da candidatura de Arlindo Vicente, apoiada pelo PCP, a favor da candidatura do “General Sem Medo”.
Apesar de a PIDE, ter feito tudo para que Arlindo Vicente, não conseguisse chegar a Almada, o candidato conseguiu furar todas as barreiras e reuniu-se nos bastidores do palco da sala da Academia, onde foram trocaram as primeiras impressões sobre o acordo. A conversa dos dois democratas perseguiu em Lisboa, na casa do general, onde ambos assinaram o pacto de união, intitulado, “Aos Portugueses”, na madrugada de 30 de Maio. Nesse mesmo dia Arlindo Vicente anunciou aos órgãos da comunicação social a sua decisão de retirar a sua candidatura, em favor de Humberto Delgado.
O encontro da noite de 29 de Maio de 1958, entre Humberto Delgado e Arlindo Vicente, na sede da Academia Almadense, durante a campanha eleitoral para a Presidência da República de 1958, foi baptizado com um sentido pejorativo, como o “Pacto de Cacilhas”, pelos órgãos de comunicação social afectos ao Salazarismo, ligando-o às populares burricadas.
O Pacto deveria ser reconhecido como "Pacto de Almada", de uma vez por todas, em nome do rigor histórico.

Nota: O Boletim Municipal, distribuído gratuitamente por praticamente todos os lares de Almada, deveria ser mais cuidadoso, quando aborda algumas temáticas históricas, como foi o caso da página dedicada ao 50 º aniversário do encontro entre Humberto Delgado e Arlindo Vicente em Almada. Embora seja um órgão de expressão comunista, cinquenta anos depois, insiste na tese salazarista, que desviou o Pacto feito no centro de Almada para Cacilhas...

8 comentários:

Lúcia disse...

Assinalar estes momentos históricos é muito importante. E interessante. Até para que a verdade não vá ao sabor do "vento".

Maria P. disse...

Saber apurar os factos importa e muito.
Parabéns por este post.

Beijos*

Carla disse...

reposta a verdade, o que desde logo dá uma importância maior a este post
beijos

redonda disse...

Estive a fazer uma pequenina investigação e descobri! É mesmo uma coincidência engraçada, começámos com uma diferença de dias :) P.......(só para assegurar que sou mesmo a 1ª)

Luis Eme disse...

exactamente, Lúcia.

Infelizmente, é uma coisa comum entre nós, por "preguiça" intelectual e também pela resistência de algumas "verdades" que alguns querem imutáveis...

Luis Eme disse...

é decisivo no estudo e análise de qualquer história, M. Maria Maio...

Luis Eme disse...

é que, irrita-me, ver as pessoas, persistirem no erro, Carla...

Luis Eme disse...

grande investigadora esta Redonda...

e foste mesmo a primeira...