segunda-feira, novembro 19, 2007

O Teatro de Romeu


No passado sábado comemorou-se o 90º aniversário do nascimento de Romeu Correia.
Como tem acontecido nos últimos anos, alguns amigos e familiares reuniram-se junto à casa onde Romeu nasceu, em Cacilhas, e deixaram um ramo de flores e algumas palavras em sua homenagem.
Desta vez não vou fazer qualquer comentário sobre os "silêncios" em redor do escritor, embora não deixe de lamentar, que nesta cidade que se tem afirmado culturalmente com a Arte da Talma, e que fique encantada ao olhar os jornais de Julho, títulos como: "Almada Capital do Teatro", tenha passado ao lado do aniversário deste grande dramaturgo.
É que além da Companhia de Teatro de Almada e do Teatro Extremo, existe mais de uma dezena de grupos de teatro amador e Romeu é reconhecido como o autor português mais representado, de Norte a Sul, por companhias e grupos cénicos amadores...

9 comentários:

Teresa David disse...

Compreendo que te indignes com o silêncio, contudo, a passagem e nascimento do Romeu está bem assinalado em Almada, com uma rua com o seu nome, o forúm romeu Correia onde tanta coisa interessante se passa e uma escola.
Gosto mais da literatura do que o teatro do Romeu que me parece muito datado, mas isso não obvia a que ele tenha sido uma figura marcante do nosso concelho, com quem privei ainda bastastes anos, embora ironicamente o tenho conhecido em Lisboa e não Almada. Talvez escreva algo sobre ele pois, a par do Manuel da Fonseca, embora de teor diferente, era um óptimo contador de histórias, picantes e fantasiosas.
Obrigada pelas tuas visitas e bjs
TD

Debaixo do Bulcão disse...

Não conheço bem o Romeu Correia (confesso).
Mas também lamento que as referências à obra e ao autor estejam tão "apagadas".
E não me refiro a Almada.
Procurei, nesta grande base de dados que é supostamente a internet, referências a Romeu Correia e encontrei pouca coisa: umja entrevista com o autor, no site Vidas Lusófonas, os artigos do Luís Milheiro, aqui no Casario... e pouco mais.
O resto eram, principalmente, referências ao Fórum Municipal e a uma escola secundária!

António Vitorino

Maria disse...

Perdeu-se uma excelente oportunidade para relembrar Romeu Correia....
... e pelos vistos para o dar a conhecer...

Abraço

almada disse...

Se calhar nenhum grupo de teatro pega nas peças dele porque, óbviamente a qualidade do seu teatro é menor e provinciana.

Respeito a memória de Romeu Correia,mas esta é uma realidade.

Espero é que a CMA nunca se lembre de impôr um regra para dar apoios, que consistiria em os grupos terem que representar regularmente peças de Romeu Correia,como propôs há uns tempos o sr. Alexandre Castanheira.

É que não se pode comemorar a memória de uma pessoa que lutou pela liberdade, impondo regras que limitam a liberdade de criação.

Luis Eme disse...

Eu não escrevi nada durante a passagem do 90º aniversário, para não me estar a repetir, Teresa.

Falei do teatro, porque ninguém aceitou o repto lançado por Alexandre Castanheira há um ano, de encenar uma das suas peças durante o aniversário...

Fico à espera das tuas histórias sobre pessoas (já estou com saudades...)

abraço

Luis Eme disse...

Quer se goste, quer não se goste, é a grande figura da literatura almadense, Vitorino.

Se pensarmos que continua a ser o encenador português mais representado pelos grupos de teatro amador, é porque deve ter qualidade...

Luis Eme disse...

Tem sido assim, desde o seu desaparecimento, Maria.

Felizmente deram-lhe tudo em vida, até uma rua. Caso contrário, não sei como seria...

abraço

Luis Eme disse...

Todos nós temos direito à nossa opinião, mesmo sem sermos criticos teatrais ou conhecermos a obra dramatúrgica de Romeu.

A única coisa que acrescento, é que é de uma grande hipocrisia, dizer que respeita a memória de Romeu Correia, com um comentário destes.

Ana Carolina disse...

Boa noite, Luis!
Meu nome é Ana Carolina e gostaria de dizer que adorei o seu blog CASARIO DO GINJAL. Ainda está ativo? É excelente!
Principalmente as partes acerca de Romeu Correia.
Eu faço mestrado em literatura portuguesa no Brasil e minha tese é sobre o Romeu.
Ainda estou no começo da minha pesquisa, mas estou encontrando muitas dificuldades em encontrar bibliografia sobre ele.
Aqui no Brasil quase ninguém o conhece Romeu e eu adoraria mudar isso pelo menos um pouco, afinal acho que ele merece.... foi um lutador.
você tem uma e-mail para contato?
Muito obrigada desde já
Ana Carol