quinta-feira, novembro 01, 2007

O Milagre da Senhora do Bom Sucesso

«[...] O grande dia de Cacilhas continua a ser o 1 de Novembro, data em que se comemora o Milagre de Nossa Senhora do Bom Sucesso, com uma procissão que percorre as principais artérias da freguesia e tem o seu ponto alto no Largo Alfredo Dinis, com a realização de uma missa campal e o momento solene em que a Senhora do Bom Sucesso olha as águas do Tejo, para lhes dar a sua benção, acompanhada pelo sinais sonoros de dezenas de embarcações decoradas que se associam à devoção da Santa de Cacilhas.
As ruas da freguesia recebem a visita de milhares de pessoas, que enchem o Largo e as imediações da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso e se associam todos os anos a esta tradição local religiosa [...]».


(Continuação da pré-publicação do livro: "Cacilhas - a Gastronomia, a Pesca e as Tradições Locais", da autoria de Fernando Barão e Luís Alves Milheiro)

9 comentários:

Repórter disse...

Tenho uma curiosidade que nada tem a ver com o lado religioso da questão.
Como estará a decorrer a procissão, perante os impedimentos físicos causados pelas obras do MST?

Laranja Lima disse...

Olá Luís obrigado pela tua preocupação sobre a minha ausência,mas já há uns meses que ando tão ocupada fazendo mil e uma coisas que não me tem sobrado tempo para dizer alguma coisita.
Beijitos e até breve
Leo

Laranja Lima disse...

Olá Luís obrigado pela tua preocupação sobre a minha ausência,mas já há uns meses que ando tão ocupada fazendo mil e uma coisas que não me tem sobrado tempo para dizer alguma coisita.
Beijitos e até breve
Leo

almada disse...

Parab�ms pelo blog, acho interessante blogues que falem sobre Almada

Bom Sucesso disse...

A procissão decorreu como de costume, as obras do MST perturbam mais as pessoas que por lá moram do que as procissões.
O grande milagre de Cacilhas, é ainda hoje a fé das pessoas, que olham para a Senhora do Olhar Materno e desabafam tantas dores e feridas. E Nossa Senhora, porque é mãe sabe ouvir e acarinhar.
Cacilhas é uma terra linda de gente linda, que nao ficou indiferente à passagem da sua Rainha.
É um previlégio ser padre em Cacilhas, com tam boas gentes. Nossa Senhora sabe isso também...

Luis Eme disse...

Decorreu sem grandes problemas, Repórter, porque só passou na Avenida 25 de Abril (com o trânsito momentaneamente cortado...). Quando chegou à Praça Gil Vicente, em vez de dar a volta habitual, subiu logo para a Rua D. Maria da Silva, seguindo o percurso habitual de regresso ao Largo de Cacilhas.

Luis Eme disse...

OLá Leo!

Folgo em saber que está tudo bem.

Abraço

Luis Eme disse...

Obrigado pela visita "Almada".

Também partilho desse interesse, pelos blogues e por tudo o que diga respeito à nossa terra.

Luis Eme disse...

É sim senhor, apesar do abandono, Cacilhas é uma terra especial...

Quem sou eu para falar de fé... mas que a Senhora do Bom Sucesso, é especial, lá isso é. O primeiro dia de Novembro é o melhor exemplo, pe. João.