quarta-feira, novembro 10, 2021

Uma Escolha Completamente Desadequada


Hoje, ao acompanhar um familiar ao principal centro de vacinação de Almada, no antigo Mercado das Torcatas, senti o quanto esta escolha é completamente desadequada. E por mais que uma razão. 

O espaço é pequeno, pelo menos quando comparado com o anterior, que ficava no interior do Pavilhão Municipal. Como é circular também dificulta a distribuição ordenada das pessoas, assim como a sua chamada e deslocação para os postos de vacinação. Mas tem ainda outro aspecto muito negativo, pelo menos para esta época do ano: devido à sua construção em pedra e também ao facto de ser muito aberto, é frio e desagradável, agora que estamos a chegar ao Inverno.

O tamanho reduzido do espaço faz com que se formem filas consideráveis no exterior, pouco recomendáveis para pessoas com mais de oitenta anos, cuja mobilidade reduzida, não os devia obrigar a terem de passar tanto tempo de pé.

Não faço ideia quem escolheu este local,  se foi o Município ou a Direcção Geral de Saúde. Mas isso nem o mais importante. Importante é "emendarem a mão" e escolherem um espaço mais acolhedor e funcional, para quem precisa de ser vacinado e também para os profissionais destacados para esta missão. Eles acabam por ser as maiores vítimas desta má escolha, que não lhes permite realizar o seu trabalho de uma forma mais eficiente e confortável para todos.

E claro que não é preciso nenhum almirante para resolver esta questão. Basta apenas alguma inteligência e bom senso... 

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


1 comentário:

Ana Luisa Rodrigues disse...

Concordo plenamente, ontem também lá estive com a minha mãe e saímos ambas completamente geladas, a enfermeira estava a trabalhar de blusão vestido devido ao frio e simpaticamente pediu várias vezes desculpa por ir tocar nos braços da minha mãe com as mãos geladas. Acho vergonhoso e um desrespeito enorme pelos nossos séniores e pelos profissionais de saúde terem disponibilizado este espaço numa cidade onde há certamente espaços mais adequados. È como diz, não é preciso um almirante é só ter dois dedos de cabeça, qualquer um percebe que aquele espaço não tem condições para vacinação.