terça-feira, outubro 19, 2021

Sentir Vergonha Alheia...


O tratamento dado às coisas da cultura continua a indignar-me e a fazer com que sinta "vergonha alheia", por parte da equipa que gere o Município. Não consigo perceber a facilidade com que se continuam a "destruir" alguns espaços culturais de Almada, que o PS herdou da CDU.

Já falei por aqui mais que uma vez da vergonhosa "destruição" do Museu da Música Filarmónica (segundo as últimas informações que recebi é agora o "abrigo" de uma companhia teatral do Concelho...). 

Agora foi a vez do CIAV...

Há muito que o Centro de Interpretação de Almada Velha (CIAV) está fechado (antigo "Salão das Carochas"...), mas nunca pensei que o forte investimento tecnológico sobre a história de Almada, feito pelo Município, fosse também para "deitar fora". 

Cada vez tenho menos dúvidas de que os Socialistas têm mesmo pavor às inovações culturais feitas pela CDU em Almada...

Como a minha companheira é associada da "Fruta Feia", fiquei a saber que este mercado de fruta semanal, que antes funcionava no Mercado do Pragal, vai passar a funcionar a partir de hoje no CIAV (Centro de Interpretação de Almada Velha). 

Como conheço o interior do espaço, estou expectante em saber como é que é possível transformá-lo num "centro de distribuição de fruta"...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


2 comentários:

zoltrix disse...

Existe um plano de silenciamento total sobre a história de Almada sobretudo desde o século XIX para cá. Bastará ir ver a nova exposição permanente no museu da cidade a mando da princesa do palácio azul. A intenção de tornar Almada num sítio sem características próprias está em movimento. Já a seguir o arquivo histórico irá fechar para obras. A destruição dos espaços que referiu correspondeu a deitar para o lixo bens no valor de muitos milhares de euros que dignificavam Almada impedindo que centenas de crianças das escolas os visitem e conheçam o seu território e cidade.

Anónimo disse...

É verdade. O escritor Romeu Correia nem é referido no catálogo de essa exposição.. No mínimo achei muito estranho