quarta-feira, outubro 20, 2021

O CIAV foi Mesmo "Desmantelado"...


Ontem, quando entrei no CIAV, percebi que o Centro de Interpretação de Almada Velha, voltara a ser o "Salão das Carochas".

Destruiu-se um equipamento moderno ao serviço da história para se ganhar um espaço de multiusos, que com a fruta exposta no chão, mais se assemelhava a um barracão, que a uma infraestrutura cultural (mais uma vitória do PS e de Inês Medeiros)...

Senti-me sobretudo triste, pelos "pontapés" que se tentam dar à história de uma Cidade, que nunca se envergonhou do seu passado. Embora o meu contributo tenha sido pequeno, ajudei a construir algumas das histórias que ali estavam, à procura de um "click" sobre as pessoas, as ruas e as casas, da nossa "Almada Velha".

Talvez até esteja a ser injusto (não uso as redes sociais e não sei se já se falou sobre o que estão a fazer à história social de Almada...), mas estranho o silêncio das pessoas que tiveram um papel importante na sua edificação. E estranho ainda mais o silêncio de António Matos, vereador da Cultura de Almada durante mais de três décadas, cujo papel foi, com toda a certeza, de uma importância fundamental para a criação do CIAV.

(Fotografia de Luís Eme - Almada) 


6 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Parece que o povo gosta. Votaram de novo nela. Vitória que sinceramente me surpreendeu dado as coisas que ouvi e li durante os 4 anos anteriores.
Abraço e saúde

amélia pardal disse...

Bom dia Luís Milheiro, como vai ?

Permite-me usar a sua foto sobre o CIAV? Vou escrever sobre o assunto e gostaria de mostar esta imagem se me permitir, claro.

Isto é uma tristeza ...

abraço

amélia pardal

Luis Eme disse...

(Permito, claro)

Graça Pires disse...

Era bom saber a explicação do que foi feito. Parece mentira, mas não é.
Uma boa semana com muita saúde, meu Amigo Luís.
Um abraço.

Luisa Ramos disse...

Eu cá retirava as aspas em "Desmantelado",

Amélia Pardal disse...

Obrigada Luís Milheiro.

Abraço