terça-feira, junho 14, 2016

As Gentes da Minha Terra (9)

Há pessoas que são de tal forma discretas, que só quem lida com elas no dia a dia se apercebe do seu valor. É o caso de Diamantino Lourenço, um dos grandes associativistas almadenses.

Além de ser um dos fundadores da SCALA - Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada, Diamantino tem sido um dos seus elementos mais activos e importantes, tanto nas tarefas que exigem mais trabalho e conhecimento técnico (a montagem de exposições artísticas são um bom exemplo), como nas que exigem mais capacidade intelectual (a sua colaboração no boletim "O Scala", com dezenas de artigos de interesse histórico  da sua autoria ou ainda a actividade como escritor local, autor do livro, "Cacilhas, Ponto de Partidas, Local de Passagem" e co-autor de "Gente de Letras com Vínculo a Almada", falam por si). É por isso que dizemos que o saber renascentista do Diamantino, em áreas tão dispares como a a música, a literatura, as artes plásticas ou a fotografia, tem sido fundamental para todos aqueles que o rodeiam.

Não menos importante é o facto de  ser por natureza uma pessoa calma e ponderada, surgindo sempre na primeira linha, quando é preciso apaziguar os ânimos mais exaltados, que acabam por ser uma constante da vida de todas as colectividades que são dirigidas de forma voluntária.

(Fotografia de Luís Eme)

1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

E há tão pouca gente assim. Pessoas empenhadas em fazer algo pelas suas terras e suas gentes sem qualquer interesse financeiro. Ou se calhar até há mas são tão discretos que ninguém dá por eles.
Abraço