domingo, janeiro 18, 2009

A Propósito de Arte...

Por razões editoriais, exteriores à blogosfera, pedi a uma amiga um poema sobre Arte. Ela preferiu brindar-me com uma prosa, que escreveu em 1992, para um catálogo de arte, para a exposição anual da Artes do Seixal. Para este bonito texto da poetisa almadense, Maria Gertrudes Novais, escolhi um lindo acrílico da Menez...

«Todo o acto de criar é amor e, porque o homem é um ser criador, com a sua imaginação, sensibilidade e amor vai transpondo para a tela, para o papel e para os mais diversos materiais o seu modo de sentir e de estar no mundo que o rodeia. Através da arte, consegue transmitir os seus anseios, a paixão, a dor, o sofrimento e o amor ao próximo. Assim, comunica a sua própria realidade.
O artista não é um ser diferente, apenas vê a realidade de uma outra forma e dá-lhe uma alma mais forte e viva, com o seu cunho pessoal.
A arte é algo de belo e de místico que nos alimenta o espírito, que se sente, que nos invade e nos dá mais força para viver.»

6 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Pois é, Luís...
Pena que não tenhamos todos um pouco de veia artística!
Tanta dor que há para escoar e que temos de interiorizar...

Abraço neste domingo desolado

Cristina Caetano disse...

Concordo com cada palavra. A arte é a nossa alma.

Beijinhos

maré disse...

eu não sei se criar é amor...
o que sei é que se não te "deres", não "fores" no que crias, pondo a tua alma nessa criação, ou o que quer que façamos... nada vive, nada é...falta-me o adjectivo certo.
mas saberás de certeza o que quero dizer.

Bjs Luís

Luis Eme disse...

tens toda a razão, Rosa...

Luis Eme disse...

é muito mesmo, Cris...

Luis Eme disse...

sim, está tudo ligado, Maré...