terça-feira, outubro 17, 2006

Um País Cheio de Filmes da Treta...


Como devem calcular, o Tony e o Zézé, não são os actores do filme do qual vos vou falar...
Os actores principais do outro "Filme da Treta", são os ministros da Educação e da Saúde, que apesar das contestações, um pouco por todo o lado, lá vão usando e abusando da sua qualidade de governantes, para continuarem a atirarem-nos "pazadas de areia para os olhos".
A última invenção do ministro da saúde foi o pagamento de uma diária de internamento nos hospitais públicos. Não sei o que virá a seguir...
Conseguiu alterar os sistemas de assistência da saúde na função pública, nivelando-os por baixo, como é óbvio; reduziu as comparticipações dos medicamentos, com o argumento falacioso de que íamos pagar menos, uma mentira, como todos nós sabemos; fechou maternidades e urgências nos hospitais, sem se preocupar com os habitantes das respectivas localidades; limitou horários e encerrou Centros de Saúde de uma forma discutível.
Apesar do seu discurso, estas medidas só tiveram em atenção o dinheiro, os gastos e os custos da saúde, nunca o bem estar e os direitos dos contribuintes (sim, direitos, apesar das tentativas governativas, o Direito à Saúde continua inscrito na nossa Constituição e todos os trabalhadores efectuam descontos para os vários sistemas de assistência à doença).
Na educação, a confusão não é menor: encerraram-se escolas de norte a sul, umas com razão de ser, outras nem por isso. O pior, é que só daqui a alguns anos, é que iremos saber, até que ponto, estes encerramentos contribuiram para o abandono e insucesso escolar...
O novo estatuto de carreira e a avaliação do desempenho dos professores - que tanta confusão tem gerado de norte a sul, com várias manifestações e jornadas de greve (como a de hoje e amanhã) - também está mais associado a razões economicistas que aos argumentos reformadores apresentados pela ministra.
Depois destas cenas, acho que o melhor é vermos o verdadeiro "Filme da Treta". De certeza que o Zézé e o Tony têm mais graça que os ministros da saúde e da educação...

6 comentários:

Alice C. disse...

Pois é Luís, além da saúde e da educação, há tanto sitio onde se pode poupar dinheiro.
Os ministros podiam começar logo pelos seus ministérios e pelo parlamento, onde devem haver tanta gente a ganhar dinheiro sem fazer coisa nenhuma.
Falam como se a saúde e a educação não fossem bens essenciais para as pessoas.
Gostava que houvesse alguém a fazer um estudo rigoroso, sobre as pessoas que vão morrer, por não serem assistidas a tempo, com o fecho de centros de saúde e urgências por todo o lado. Da mesma maneira que gostava de saber quantos miúdos vão abandonar precocemente o ensino, com o encerramento de tantas escolas.
Infelizmente, são os ministros que temos.

Papoila disse...

Caro colega,

Se quiser alguma ajuda específica como embelezar o seu blog, posso ajudá-lo, dentro do pouco que sei.
Ponha as suas dúvidas para:

oladocerto@hotmail.com

Terei todo o gosto em ajudar dentro do possível.

Luis Eme disse...

Também gostava de saber essas coisas todas, Alice. Estamos cá para ver o que vai acontecer.

Luis Eme disse...

Gostei da expressão colega...
Papoila, eu depois digo alguma coisa.

100smog lda. disse...

a verdade está explanada nesse artigo! filmes de ....GRANDE....TRETA

Luis Eme disse...

Pois é "100moglda", temos sempre uma grande variedade de filmes de GRANDE TRETA...