sexta-feira, outubro 27, 2006

Romeu Correia Recordado nas Caldas


O cinquentenário da fundação do Conjunto Cénico Caldense foi motivo para uma série de actividades culturais, com o objectivo de recordar alguns dos melhores momentos desta colectividade artística. Uma dessas actividades foi uma exposição bio-bibliográfica, no histórico e renovado Café Central das Caldas da Rainha.
Nesta exposição encontrei uma pequena pérola: uma das vitrines prestava homenagem a Romeu Correia, o nosso grande escritor e dramaturgo de Cacilhas, com recortes da peça, o programa e também o livro “O Vagabundo das Mãos de Ouro”.
A peça foi representada nas Caldas da Rainha pelo CCC em 1968 (tinha apenas quatro anos...) e disseram-me que foi um sucesso na época...
Os anos sessenta foram os anos de ouro de Romeu como dramaturgo. As suas peças estiveram em cena um pouco por todo o lado, com dezenas de encenações, quer por grupos amadores quer por companhias profissionais. Houve inclusive, várias peças suas transmitidas na Televisão.
Nas muitas conversas que travámos, Romeu confidenciou-me, mais que uma vez, que uma das suas mágoas foi ter sido muito mais vezes representado no tempo da ditadura (com os olhos bem atentos dos censores), que em plena democracia.
Agradeço desde já a amabilidade de Natacha Narciso e da "Gazeta das Caldas", que me cederam a imagem que ilustra este "post".

7 comentários:

Maria P. disse...

Romeu Correia. Nem quis acreditar quando descobri este blog por mero acaso. Estive com esse fantástico Homem duas vezes, as suficientes para o admirar.

Ponto Verde disse...

Já agora um convite à borliú para verem o video da Bicicletada de ontem, Massa critica de Lisboa em www.a-sul.blogspot.com

Luis Eme disse...

Obrigado pela visita Maria P., apareça sempre.

Luis Eme disse...

Vou ver o tal video, logo que possa...

Maria disse...

Para quem não Viaja pelo Oeste...

Lembro-me muito bem desta peça e de alguns dos seus artistas amadores.
Velhos tempos, desafiando tudo e todos.
Velhos tempos, em que na Praça da (Fruta) República se passeavam o Luiz Pacheco, o Luis Ferreira da Silva e o Luis Barreto. 3 "manos" do melhor...

100smog lda. disse...

a escola onde andei era de seu nome escola secundaria de romeu correia! Excelente escritor! Sem duvida uma referencia ;)

Luis Eme disse...

Bom escritor e boa pessoa... felizmente é essa a imagem que guardo da nossa convivência.