quarta-feira, outubro 07, 2009

Democracia? É Isto?

Um amigo meu conseguiu definir de uma forma pertinente a democracia que se pratica em Portugal pelos nossos políticos, de Norte a Sul (com as ilhas incluídas claro):

«A democracia portuguesa caracteriza-se pela capacidade de fingir que escutamos as opiniões dos outros, para depois seguirmos unicamente a nossa opinião, aquela que sabemos estar sempre certa.»
Infelizmente é mesmo este o significado da palavra democracia para tantos "democratas de pacotilha", que vestem as várias "camisolas políticas" que circulam por aí, da esquerda para a direita, da direita para a esquerda, e que agora andam nas suas cidades e vilas, munidos de folhetos, cartazes, bandeiras, canetas e palavras de mudança, e claro muitos sorrisos, apertos de mão e beijinhos...
Era tão bom que não tivesses razão, Zé Mário...
NOTA: E pelo "andar da carruagem", qualquer dia os nossos políticos fazem como Salazar fez em 1933, na votação da nova Constituição, têm a "ideia luminosa" de transformar a abstenção em votos do "sim", favoráveis ao poder instituído...

6 comentários:

Maria disse...

Até me arrepio pensar que esta a revisão constitucional vai ser feita com este parlamento...

Beijinho, Luís

Rosa dos Ventos disse...

É preciso acreditar num futuro melhor!
Também anda muita gente bem intencionada envolvida em campanha!

Abraço

vague disse...

Gostei da particularização 'com as ilhas incluídas, claro' :)

Hj estava um carro de propaganda a gritar no passeio. eu com uma dor de cabeça e qdo é assim, fica-se menos tolerante, não é meninas? :)

__perguntei-me pq é q se gasta tanto dinheiro em campanhas q não nos levam a lado nenhum? Acho q a qualquer cidadão médio bastaria a televisão e o estado das suas contas como critérios para se decidir.

acho uma palhaçada isso das feiras e beijinhos e, o "sim senhor, ouvimos o 'povo' " e 'o povo escolheu'



Respondendo à Rosa dos Ventos - acredito q sim, eu fui uma delas há já largos anos qdo era militante e fazia parte de uma determinada estrutura.

Só q me desencantei e não tenho feitio para certas coisas - é preciso mt estofo para ser um político a sério! E se eu fosse, não queria ser menos q isso.
Enfim.

Luis Eme disse...

é caso mesmo para arrepiar, com gente desta, Maria...

Luis Eme disse...

acredito cada vez menos, pelo menos nessa "gente bem intencionada", Rosa...

Luis Eme disse...

que bom foi chegar a sábado, sentir o silêncio da "reflexão", Vague.

o PS resolveu colocar em Almada aparelhagens sonoras (de duvidosa qualidade) nas principais praças da cidade), para tornar o ambiente ainda mais pesado, na sexta-feira.

gostava de saber quem foi o "especialista" que disse que aquela coisa barulhenta dava votos...