segunda-feira, novembro 17, 2008

Hoje Apeteceu-me Fumar um Cigarro...

Hoje apeteceu-me fumar um cigarro, eu, que praticamente nunca fumei, se excluir a meia-dúzia de cigarros fumados no começo da adolescência no ciclo preparatório, sem qualquer importância.

Apeteceu-me porque tenho a mania de andar em sentido contrário em relação a algumas regras e manias da sociedade. E hoje parece que é o dia do não fumador...
É uma boa altura para falar de uma coisa que sempre me incomodou.
Sempre achei obsceno os avisos que aparecem nos maços de cigarro. Nem sequer sei se isso contribuiu ou contribui para a diminuição de fumadores. A nova lei que proibiu de se fumar em quase todos os recintos fechados (excepto nas nossas casas...), essa sim, deve ter reduzido drasticamente o consumo.
E penso que se o Ministério da Saúde está assim tão preocupado com a "vida" e a "saúde" dos outros, deveria fazer o mesmo nos rótulos da bebidas alcoólicas, que tenho a certeza que provocam muito mais mortos, directa e indirectamente. Nas estradas é o que todos sabemos. E nos lares, quantas cenas de violência doméstica, não são provocadas pelo uso e abuso de álcool?
E nem falo da cada vez menor prestação de cuidados de saúde nos serviços públicos e do vazio de médicos de família por esse país fora, outra preocupação esquecida...
É só hipocrisia!
A fotografia, para variar, é de Robert Doisneau...

14 comentários:

Zé Gomes disse...

Tu és um duro!

Amanhã vou encher-te de fumo, como quando fumava a teu lado no café.

Maria P. disse...

Em relação a este "dia do não fumador" apetecia-me dizer:
vou ali fumar um cigarro e já volto...

Mas de facto não fumo, nunca o fiz, agora para estes dias do não fumador, haja paciência!

Beijos, Luís M.

CAP CRÉUS disse...

A foto é bastante melhor que essa ideia de fumar :-)
Acho que tem razão no que toca á hipocrisia que anda por aí, mas é o que temos...
Sou totalmente contra o cigarro, e contra os fumadores que não respeitam o espaço dos outros.
Abraço

CNS disse...

É também uma atitude paternalista que implicitamente levanta dúvidas sobre a inteligência dos consumidores...

Lúcia disse...

Olha Luís - concordo com o que dizes. E eu, fumadora não convicta me confesso, sempre te digo que concordo com a medida de proibir o fumo em recintos fechados. Ok - apetece-me puxar um fuminho quando tomo a biquinha? Rua comigo. Ninguém é obrigado a levar com o meu fumo. Nisto eu concordo (se calhar sou das poucas fumadoras que concorda).
Quanto ao álcool - tal e qual. O Minist. da Saúde tem esquecido a verdadeira problemática do álcool em Portugal. Merecia um luta dura. Mesmo dura. Porque, e disseste-o muito bem, atrás do álccol vêm problemas sociais de variada ordem.
Beijinhos

Anónimo disse...

E que tal colocar rótulos em tudo o que nos faz mal?
Por exemplo, nos governantes.
Meu amigo, aí tínhamos que importar rótulos.

Desculpa a brincadeira mas, bem vistas as coisas, não será tão brincadeira assim.

Luis Eme disse...

querias, Zé!

mas tu não és uma invenção?

Luis Eme disse...

haja paciência para tantos dias de tudo e de nada, M. Maria Maio...

Luis Eme disse...

sim, a foto é boa, Cap.

não sou tão fundamentalista como tu, mas detesto que fumem para cima de mim (como quase toda a gente). Mas o que queria referir era toda esta hipocrisia que circula por ai, impunemente...

Luis Eme disse...

sim, sem dúvida, Cristina...

Luis Eme disse...

sabes que por vezes sinto falta do fumo dos cigarros no café, Lúcia?

eu que sou um não fumador...

Luis Eme disse...

esses serão aqueles que mais nos prejudicam, Observador, embora digam sempre que zelam pelos nossos interesses...

de.puta.madre disse...

Estou a morrrrrrrrrrrrer de inveja dos teus plumõessssssssssssssss!
Das melhores coisas que consumi y mais fascínio me deixa: O Cigarro!

Luis Eme disse...

tenho pulmões mas perdi esse fascinio, De...