sexta-feira, novembro 17, 2006

Romeu Correia Homenageado em Almada


No dia em que se comemora a data do nascimento de Romeu Correia (17 de Novembro de 1917), três colectividades de Almada - Incrível Almadense, Academia Almadense e Farol -uniram-se para homenagear o almadense, que melhor soube transpor para o papel as histórias da sua terra, como romancista e dramaturgo.
Claro que a vida de Romeu não se resumiu ao mundo literário.
Foi um grande desportista, que fez parte de uma geração fantástica de atletas almadenses, donde se destacaram Francisco Bastos e António Calado, ambos campeões, recordistas nacionais e atletas internacionais. Foi um grande associativista, com uma predilecção natural para a sua Academia. Foi um democrata assumido, mesmo quando tal era proibido. E foi sobretudo um grande apaixonado pela sua terra.
A fotografia que ilustra este texto foi tirada no miradouro, onde hoje se encontra o elevador. Lugar onde o ouvi contar histórias maravilhosas sobre as suas aventuras de rapaz no Ginjal...

6 comentários:

Minda disse...

Li quase todos os livros de Romeu Correia. Comecei logo em miúda, mas foi na minha adolescência que mais apreciei as obras deste escritor almadense. Lembro-me dele no Café Central quando, na companhia meu avô, passava por lá longas tardes.
Hoje, daqui a nada (estou quase a sir de casa) lá nos encontramos na homenagem a este grande Homem, que tão bem descreveu os usos, costumes e sentires da gente do povo de Almada.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Pedro Farinha disse...

Dele li, em miúdo, o vagabundo das mãos de oiro, e se nada me lembro da história lembro-me de, mesmo nessa idade, ter ficado impressionado com a beleza da sua escrita.

Luis Eme disse...

Eu só conheci o escritor depois de conhecer o homem. Entrevistei-o pela primeira vez em Outubro de 1990 e ainda não tinha lido nada dele. DEpois rendi-me ao seu talento de contador de histórias... e à sua amizade.

Luis Eme disse...

O que mais aprecio na sua escrita, Pedro, é a simplicidade. Não precisa de grandes floreados para nos contar uma boa história.

Isabela Figueiredo disse...

O seu blogue é muito interessante. Sobretudo para quem vive e gosta de viver deste lado. Parabéns.

Luis Eme disse...

Pois, este blogue é muito regional, é muito do Tejo, Isabela...