terça-feira, novembro 28, 2006

Avenida Sul do Tejo

Já falámos mais que uma vez, do sub-aproveitamento que se tem feito de toda a Margem Sul, especialmente do espaço entre Cacilhas e a Trafaria.
É por isso que achámos importante referir aqui a existência do opúsculo "Avenida Sul do Tejo, Cacilhas-Trafaria", publicado em 1933, da autoria de Agro Ferreira (1879-1943), um grande empreendedor e defensor do desenvolvimento da Outra Banda, que exerceu as funções de vereador no Município de Almada.
Nestas páginas Agro Ferreira diz com entusiasmo: [...] «Uma avenida que, partindo de Almada, fosse até à Trafaria, transformava magicamente a perspectiva inteira do porto. Dava, em pouco tempo, uma outra vida e uma outra animação ao rio. Modificava em meia dúzia de anos, e com todas as vantagens, a própria fisionomia da capital do País.[...]»
Mas vai mais longe: [...] «Só quem não tenha entrado a barra, a bordo dalgum transatlântico é que desconhece a impressão humilhante de ver desaproveitada a margem sul do Tejo, a "margem interdita". É uma vergonha, com franqueza!... [...]»
O único comentário que nos apraz registar é este: Passados setenta e três anos a vergonha continua...

8 comentários:

Alice C. disse...

Olá Luís.
Não tenho tido tempo de te visitar.
Vejo que muito me contas, da célebre avenida, que ainda fazia com que Almada passáasse a ser uma rival perigosa para Lisboa (é a única explicação que encontro para todo este atraso).
Gostei das palavras "Margem Interdita". Isso explica tudo!

Rosa dos Ventos disse...

Lamento o atraso de setenta e três anos!
Essa requalificação iria trazer mais valias não só à margem sul mas a todos os que amam a harmonia, o contacto com a natureza, a beleza mesmo vista de longe!
Acho que deve ser um desafio colocado à Câmara, com os devidos apoios do poder central.
O Tejo é o rio da nossa aldeia.
Todos o amamos!

Luis Eme disse...

Pois é Alice, a Capital e os "capitalistas" acharam que a Outra Banda, era uma "Margem Interdita" e está tudo dito...

Luis Eme disse...

Gostei da frase, de que o Tejo é o rio da nossa aldeia... Rosa dos Ventos,
E concerteza, que todos os amamos porque ele é grande, generoso e bonito...

Papoila disse...

Dada a condição geográfica de certas zonas da cidade de Almada, devido à elevação, penso ser complicado construir algo de grande dimensão como uma estrada junto ao rio e que faça ligação entre Cacilhas e a Trafaria.

Contudo Luis, uma ideia anterior que teve relativa à construção de uma ciclovia junto ao rio, penso que seria mais viável para a zona em causa.

Luis Eme disse...

Eu hoje também defendo apenas um passeio pedonal com ciclovia, até por razões ambientais, e não uma avenida.
Mas penso que não seria uma obra muito complicada, Papoila. Se se conseguiu fazer uma ponte suspensa sobre o Tejo, mais fácil seria contruir uma avenida até à Trafaria, até porque se poderiam ganhar (onde fosse necessário), uns metros ao rio...
Apenas quis referir as ideias lúcidas de pessoas como o Agro Ferreira, sub-aproveitadas, como tem sido hábito no nosso país.

Minda disse...

Pois é, infelizmente é verdade: passados tantos anos a vergonha é a mesma! Mas, pensando melhor: não, não é... é bem pior! A degradação doi ainda mais por ver que muitas oportunidade se foram perdendo por cega obediência a meros interesses políticos e/ou escusos negócios de interesses. E fico-me por aqui, tu decerto percebes porquê.

Luis Eme disse...

Pois é, podias ter evitado toda esta trabalheira, se de vez em quando passasses por aqui e dissesses olá...
Costumo visitar-te diariamente, se não comento alguns "posts", é porque sinto que não tenho nada para dizer...