sábado, novembro 18, 2006

O Teatro de Romeu


O Movimento Associativo de Almada escolheu o Salão de Festas da Incrível Almadense para evocar a vida e obra de Romeu Correia.
Alexandre Castanheira foi o guia perfeito da viagem efectuada desde os seus tempos de menino no Ginjal até aos seus últimos tempos, com a utilização de textos da sua autoria e de amigos do mundo das letras.
No final o Cénico da Incrível interpretou dois quadros de uma das suas peças, para satisfação de todos os presentes.
Esta excelente interpretação foi ao encontro das palavras de Fernando Barão, que levantara a questão de os grupos de Almada não levarem aos palcos as peças de Romeu. Questão reforçada por Alexandre Castanheira e por Carlos Alberto Rosado, que lançaram o repto de 2007 ser o ano do Teatro de Romeu Correia em Almada, com a exibição de várias peças da sua autoria pelos actores e encenadores do concelho.
Esta homenagem foi ilustrada com uma exposição de fotografias, recortes de jornais, capas de livros, cartazes de peças exibidas e também de uma verdadeira peça de museu: a cópia do auto de apreensão do seu primeiro livro de contos, "Sábado Sem Sol", pela PIDE (apesar dos seus esforços só apreenderam cinco livros...) nas bibliotecas da Academia e Incrível Almadense, que ilustra este texto.
Nota: A presença dos familiares directos de Romeu (filha, neto e genro) nesta evocação merecida contrastou com a ausência de qualquer elemento em representação do Município. Não deixa de ser triste a forma como os nossos autarcas tratam a memória de Romeu, tão bajulado e utilizado politicamente em vida, pela mesma força política que agora prima pelo silêncio e pela ausência...

2 comentários:

Alice C. disse...

Não te admires Luís, que se a CDU continuar no poder na nossa cidade, ainda arranje uma maneira de apagar o nome de Romeu Correia do Fórum Cultural de Almada.

Luis Eme disse...

Não vou tão longe Alice... embora acredite que isso já tenha passado pela cabeça de alguns "ortodoxos", para não lhes chamar outro nome...