quarta-feira, novembro 01, 2006

Nossa Senhora do Bom Sucesso


O primeiro dia de Novembro é uma data especial em Cacilhas.
Isto acontece praticamente desde o fatídico Terramoto de 1755, quando as águas do Rio Tejo avassalaram todo o povoado, deixando atrás de si um rasto de destruição e morte. Segundo as lendas locais, o rio só se acalmou quando alguém se lembrou de ir buscar a imagem da Nossa Senhora do Bom Sucesso ao que restava da Capela e mostrá-la ao Tejo. Os sobreviventes ao verem o rio voltar ao seu nível normal sentiram que tinha acontecido algo de divino e associaram de imediato esta mudança repentina a um Milagre.
Como prova de reconhecimento pela acção apaziguadora da Santa, os cacilhenses prometeram realizar todos os anos uma procissão que percorreria as principais artérias de Cacilhas.
Apraz-nos dizer que, 251 anos depois, a tradição mantém-se. E além da habitual procissão que percorre as principais ruas da Freguesia, a Nossa Senhora do Bom Sucesso desce até à margem do Rio, para abençoar as suas águas. De seguida o Largo de Cacilhas acolhe uma celebração religiosa comemorativa.

4 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Vivi em Almada há muitos anos, durante um ano lectivo.
Apanhava a camionete dos Belos em Cacilhas e ia até Setúbal.
Depois ainda subia toda aquela avenida que nos levava ao estádio do Vitória. O liceu ficava aí muito perto.
Não me apercebi desta devoção.
Andava demasiado ocupada a gerar um filho, a aprender a ser professora e recém-casada!

Alice C. disse...

Às vezes pergunto-me: porque será que deixaram de acontecer milagres no nosso tempo?

Luis Eme disse...

"Rosa dos Ventos" é perfeitamente natural que esta devoção passe ao lado de grande parte dos moradores do Concelho, já que está mais enraizado nos cacilhenses.
Embora apareçam milhares de pessoas por Cacilhas neste primeiro dia de Novembro.

Luis Eme disse...

Pois é Alice, parece que os milagres são coisas dos séculos passados... o que hoje existe em muitos lugares, é o milagre da sobrevivência, mas isso são "outras contas do rosário".