segunda-feira, março 21, 2011

Dia da Árvore

Embora a comemoração oficial seja "Dia Mundial da Floresta", desde os tempos de escola que me habituei que o começo da Primavera coincidisse com o Dia da Árvore (a poesia com o seu dia só me apareceu anos depois...).

Plantei várias árvores neste dia, quase sempre de uma forma simbólica. Algumas estão enormes mas ainda as reconheço quando as encontro...


De há dois anos a esta parte, no começo da Primavera passo sempre pelo sector do ambiente do Município de Almada (que oferece plantas à população) e trago uma planta, este ano foi o ano da Oliveira, uma árvore muito nossa, que nos oferece as azeitonas de onde se retira o azeite, elemento essencial para a dieta mediterrânea.

6 comentários:

Anónimo disse...

É um gesto mais que simbólico, Luís.
Tem valor acrescentado.

Luísa A. disse...

Ainda só plantei uma árvore, Luís, e foi – porque trabalhava, na altura, numa empresa de celuloses, que ma ofereceu – um eucalipto. Plantei-o na minha varanda com o tamanho de um palmo aberto e, em três meses, cresceu até bater na varanda de cima. Transferi-o então para uma zona de mais eucaliptos, ainda fui regá-lo umas vezes, pela calada da noite, mas acabei por o perder de vista. Mas sendo o eucalipto um sobrevivente, estou certa de que está feliz entre os seus. :-)

Rosa dos Ventos disse...

Uma boa iniciativa a da Câmara!
Afinal em qualquer cantinho de uma varanda, para quem não tem outro espaço, fica bem uma planta e dá-lhe um toque de poesia!

Abraço

Luis Eme disse...

é um bom gesto do Municipio, Observador.

costumo ir sempre com os meus filhos, mas desta vez por causa da escola fui sozinho.

Luis Eme disse...

Já plantei várias, Luisa.

sim, o eucalipto adapta-se a tudo.

Luis Eme disse...

é, uma excelente iniciativa, Rosa.