quarta-feira, maio 30, 2007

Esgoto a Céu Aberto


Quem passa diariamente pela Praça Gil Vicente, já se apercebeu que num dos muitos buracos realizados a propósito das obras do Metro, encontram-se águas residuais a céu aberto, vertidas por uma manilha em mau estado.
Isto já tinha acontecido na semana passada, mas como tinha chovido e não existia um cheiro tão intenso (além de ter desaparecido ao fim de alguns dias), não foi motivo de grandes reparos.
No fim de semana a vala voltou a ficar transformada num pequeno ribeiro de esgotos, só que, com um cheiro muito mais intenso e desagradável.
Hoje é quarta-feira e as águas sujas dos esgotos, continuam ali, para que todos aqueles que vêm ou vão para a Avenida 25 de Abril, possam ver o cuidado que existe com a higiene pública na nossa cidade.
Como se não bastassem os contentores do lixo, sempre apinhados e com lixo de fora, em quase todas as artérias de Cacilhas, temos também mais este bom exemplo de "saúde pública".
Não consigo fazer qualquer ligação entre as obras, que têm de se realizar, e este desleixo do Município, já que ao fim de quatro dias, não foi tomada nenhuma medida para estancar ou "secar" este ribeiro pouco natural, numa zona nobre da Cidade.

NOTA: Só publiquei a notícia hoje porque achei por bem dar o benefício da dúvida à Autarquia e tempo para resolverem o problema. Espero que os leitores de blogues do Município não estejam de greve e passem esta mensagem aos Vereadores do Urbanismo, Ambiente e Saneamento, a bem da qualidade de vida de todos nós.

11 comentários:

CAP CRÉUS disse...

Aproveite e mande as fotos em anexo, para a sua Câmara.Pode ser que dê resultado!
Cambada de palhaços!
Boa Sorte!

Maria P. disse...

Os Senhores Vereadores é que podem fazer "greve por tempo indeterminado" em relação a este problema, como é hábito...

Um bom dia*

Rosa Brava disse...

Infelizmente, é o mal de muitas Freguesias...
Bj ;)

Anónimo disse...

O seu a seu dono.
Uma "manilha" a céu aberto, com ou sem cheiro, é da responsabilidade dos SMAS.
Pode, sempre, qualquer munícipe/cidadão, colaborar com a autarquia, exercendo um puro acto de cidadania.
Vou deixar o contacto: 21 2726152
Cumprimentos.

nunocavaco disse...

o procedimento correcto é o que reporter explicou. Não basta por no blogue e esperar que alguém faça o que nós devemos fazer.

Papoila disse...

Não é só em Cacilhas que há situações dessas. Junto ao Parque da Paz também parece existir um ribeiro para onde desaguam diversas águas residuais. Pelo menos assim parece.

Luis Eme disse...

Começo por responder ao Repórter e ao Nuno Cavaco, em conjunto, para acabar desde já com qualquer mal entendido.
Em primeiro lugar não tenho nada que (nem ninguém...) telefonar para o SMAS quando estão quatro trabalhadores a trabalharem naquele local, bem junto ao esgoto. Ainda por cima houve um deles, o com ar de engenheiro, que me olhou com olhos de carneiro mal morto, quando tirei duas fotografias aquele espectáculo, às nove e poucos minutos da manhã.
Claro que levou com um recado, Disse-lhe que em vez de me olhar daquela maneira, devia preocupar-se em mandar limpar aquele lugar, que estava assim desde o fim de semana.
O senhor nem disse ai nem ui, virou costas...

As palavras quase de censura do senhor Cavaco, em relação à notícia do blogue são comprensíveis, vindas quem está habituado a defender o indefensável, ou seja os muitos erros da CDU (mesmo que sejam distantes da sua terra...).
Só faltou mandar-me limpar o local!

Se eu morasse naquele local, pode ter a certeza que já tinha telefonado para o SMAS, mas eu sou um apenas um cidadão que passa naquele local e verificou que desde segunda feira, ninguém fez nada, apesar de estarem sempre pessoas a trabalhar no local.

Ou seja, não tenho dúvidas que o SMAS está farto de saber daquele problema, e está-se borrifando para as pessoas que moram e passam por ali. O resto é palha e defender o indefensável.

Luis Eme disse...

Caro "Cap" não fiz o tal telefonema mas enviei as fotos...

Luis Eme disse...

Costumam dizer que não sabem de nada. Maria.
Provavelmente deviam mudar de acessores, já que estes em vez de os informarem, parece que filtram a informação...

Luis Eme disse...

Pois não Papoila... apesar da propaganda de que Almada é um lugar maravilhoso para se viver, noto que as condições de higiene no concelho estão a deixar muito a desejar...

Luis Eme disse...

Infelizmente é um mal que não se fica por Cacilhas, "menina marota"...