segunda-feira, outubro 02, 2023

Estou Completamente contra o alargamento da via rápida da Costa


Estou completamente contra o alargamento da via rápida da Costa de Caparica de três para quatro vias.

Mesmo sem ser técnico, parece-me tratar-se de um desperdício de dinheiro, porque o problema de trânsito nesta estrada tem pouco a ver com o número de vias. O caos surge nas saídas e entradas da IC 20, ou seja, na rotunda do Centro-Sul e nos acessos da Cidade da Costa de Caparica.

Gostava de ver era os "especialistas da matéria" a debruçarem-se sobre o "Centro-Sul", uma rotunda que recebe trânsito de todo o lado, e a procurar criar uma alternativa que retirasse um boa parte dos milhares de veículos que circulam por ali, diariamente.

Não tenho grandes dúvidas, que este sim, é o verdadeiro problema de trânsito de Almada e não a IC 20. 

Infelizmente o hábito de nos "atirarem areia para os olhos",  e desperdiçaram os dinheiros públicos, contínua a ser "a imagem de marca" dos nossos políticos.

(Fotografia de Luís Eme - Costa de Caparica)


2 comentários:

jose disse...

É muito raro andar por aí mas aquilo era um funil à entrada da Costa,da Ponte.
Manter os funis e acrescentar faixas parece acrescentar pressão à entrada
dos "bottlenecks" e à paciência dos condutores "esperançados".
Como sou ainda do tempo em que nem sequer esporões havia nas praias e ao cimo da Rua dos Pescadores já se via extensão de areia;as camionetes prateadas e azuladas da Piedense-Trafaria asseguravam transportes públicos regulares por Cacilhas,Almada,Costa,Trafaria dispensando o carrinho privado ainda raro,por tudo isso e outras e outras,o que por aí e lá se vê é para mim quase irreal.
Mas é a vida,das pessoas e das cidades decorrendo no Tempo.
Cumps.

almadalmada disse...

Quando é que teremos autarcas que se interessem pelos reais problemas do concelho e da cidade?
Falando de trânsito rodoviário e vias de comunicação não será antes necessária uma nova ligação (ponte ou túnel) do concelho de Almada à margem norte do Rio Tejo?
Há muito que essa ligação deveria existir.
No tempo da outra senhora (Maria Emília)esta era contra uma nova ligação. A nova senhora - já passaram 6 anos de governança - tem sido muito ausente em ideias, motivação e criatividade para limpar, dignificar, cativar e desenvolver Almada e o concelho.
Dá-nos a impressão que está aqui unicamente para acrescentar ao seu curriculum ter sido "Presidente do Município de Almada durante..."
Parece-me que este (nova ligação à margem norte) é um dos problemas deste concelho, entre muitos outros, para os quais os sucessivos autarcas têm estado ausentes ou de mente inerte.
Ser autarca é estar ao serviço e bem servir os cidadãos.

O alargamento da IC20 parece-me que será mais um elefante branco na continuidade daquilo foram e têm sido as PPP ou negociatas com prejuízo para os contribuintes e para o país.