domingo, maio 24, 2015

A Crítica da Crítica no Casario


Um amigo meu que costuma passar aqui pelo "Casario" (do vasto "clube" dos que lêem e não comentam...), disse-me que eu era demasiado exigente para com os governantes de Almada.

Não lhe respondi de imediato, até porque nunca ter pensado a sério no assunto. Mas depois acabei por lhe dar razão, mas com uma justificação, que vale o que vale.

Expliquei-lhe que era mais exigente porque os comunistas (pelo menos os que nos governavam) se tinham em tal conta, que não só se achavam melhor que todos os outros, como estavam acima de qualquer crítica ou suspeita.

E havia ainda outra questão, estavam no poder desde as primeiras eleições autárquica, ou seja, não tinham qualquer margem para atirar as culpas dos erros cometidos nos quase últimos 40 anos, para cima de quem quer que fosse.

Para não ser muito chato, falei apenas nos problemas de ordenamento do concelho, dos mesmos excessos e exageros urbanos (tanto dentro da cidade como nas suas freguesias) que provocaram um crescimento feio e desordenado. 

E como não podia deixar de ser, falei de todos os anos que governaram de costas voltados para uma das praias com mais potencialidades do país, a Costa de Caparica...

E não fui às "quintas" e aos "condados" das culturas, dos recreios e dos desportos...

1 comentário:

almadalmada disse...

Caro Luís Milheiro

Infelizmente há quem pense que em democracia (que não é o sistema em que vivemos - minha opinião - se quiserem chamar-lhe democracia, digam democracia totalitária ou qualquer outra coisa parecida), cidadão não tem direito a exercício de cidadania, a usar os seus cinco sentidos e ainda o tal sexto sentido, a pensar, a ter opinião, a criticar.
Cidadão, para esses "democratas" tem de abdicar da sua dignidade como pessoa, deixar de o ser e passar a ser súbdito dos senhores eleitos - muitos deles não sabem sequer para que foram eleitos - e então misturam deveres políticos, no bom sentido da política, com interesses partidários e até pessoais, que não é o mesmo que servir interesses colectivos e das pessoas, como ser humanos. Esses senhores pretendem objectivamente que os cidadãos se reduzam a simples carneiros.
Quanto aos comunistas - nunca foram democratas,( no comunismo não é admitida existência de partidos políticos ) mas sim seres sôfregos pelo controle dos cidadãos através da limitação das liberdades individuais e direitos cívicos subordinando tudo e todos ao Estado totalitário/aos Defensores da classe operária/ao Partido/a ELES, que só pensam e tudo que fazem é no intereese do povo - convencidos da sua superioridade moral não admitem opiniões contrárias, críticas ou sequer que o cidadão possa pensar diferente deles, muito menos dos dirigentes.
Muitos desses ditos comunistas, que se dizem democratas usam um bom verniz muito parecido à capacidade genética que os camaleões têm para "se pintarem" da cor da meio natural em que se encontrem.
Há uma diferença: os camaleões animais, "pintam-se" para defesa pessoal e sobrevivência no meio animal, enquanto certos ditos democratas fazem-no para camuflar a sua incompetência, desejos ocultos e atacar à primeira oportunidade os direitos fundamentais dos seres humanos e a dignidade das pessoas.

Creia que não fico magoado se entender não publicar este comentário.

Abraço