Já passeei dezenas de vezes com os meus filhos pelo Ginjal, mas o último passeio que fiz com o meu filho, no sábado, foi diferente. Tivemos um diálogo mais adulto e também mais histórico.
Nem sempre conseguimos dialogar da melhor maneira com filhotes adolescentes. Mas este passeio foi quase perfeito. Nunca me tinha feito tantas perguntas sobre isto e aquilo. que procurei responder da melhor maneira, esquecendo os seus catorze anos.
Uma das muitas coisas que lhe mostrei com pormenor foi a antiga "Casa de Pasto do Zé da Avó" (avô da cantora Madalena Iglésias), que ainda conserva as suas paredes com conchas e que posteriormente foi o armazém dos famosos aperitivos, "Martini" (ainda se nota nas paredes o seu símbolo), quando veio para Portugal, pelas mãos da Sociedade João Teotónio Pereira Júnior, Lda, em 1935.
4 comentários:
Desde que o visito, que ando com ideias de ir para esses lados e até hoje nada. :-(
Quanto às conversas com os adolescentes imagino que seja complexo.
Cap, quando passares por cá, escolhe um dia de sol.
as ruinas são quase sempre fotogénicas e depois temos o Tejo...
Que bom que ele não é como a maioria dos adolescentes de hoje em dia.
beijos, Luis
José Rodrigues do Vale, era popularmente conhecido pelo Zé d'Avó e foi o pai de Madalena Iglésias (Madalena Lucília Iglésias do Vale - 24 de Outubro de 1939)e não avô.
A mãe era espanhola e chamava-se Maria Lídia Garrido Iglésias, e era tratada por Dª Lita.
O restaurante tinha inicialmente o nome de Casa das Conchas e posteriormente depois de obras e com a mesma gerência passou a chamar-se Estrela do Ginjal, porém era conhecido popularmente pelo restaurante da "Espanhola"...
Meu contributo para este excelente blog.
Luis Bayó Veiga
Enviar um comentário