quinta-feira, outubro 05, 2006

Viva a República!


Hoje comemora-se mais um aniversário da Implantação da República no nosso país, pelo que é sempre agradável evocar José Elias Garcia (1830 - 1891), um Cacilhense que foi uma das principais figuras do Partido Republicano nas décadas de setenta e oitenta do século XIX. Jornalista, político e militar, o seu exemplo democrático foi uma das fontes inspiradoras dos revolucionários, que derrubaram a monarquia a 5 de Outubro de 1910.
Há ainda outro aspecto curioso que liga a nossa cidade à Revolução Republicana: no dia 4 de Outubro foi hasteada nos Paços do Concelho, a bandeira do Centro Republicano Elias Garcia, ou seja, Almada resolveu antecipar-se um dia em relação ao resto do país, na vitória republicana.
Tudo bons motivos para gritarmos: Viva a República!

7 comentários:

Anónimo disse...

Pela primeira vez concultei o Casario do Ginjal. Gostaria de vos dizer que também Loures, localidade onde vivo, a República tanbém foi implantada a 4 de Outubro de 1910.
Viva a República..Continue com o blogue, está muito porreiro...

Luis Eme disse...

Fico satisfeito por saber que em Loures, também se hasteou a bandeira republicana a 4 de Outubro.
Apareça sempre.

Ponto Verde disse...

Agradeço a visita e as palavras, mas agradeço sobretudo pelo comentário me ter trazido até aqui. Gostei, vou voltar e vou linkar. Bom trabalho.

Luis Eme disse...

É sempre agradável descobrirmos lugares com o qual nos identificamos. Obviamente que"A-Sul" vai passar a ser visita obrigatória cá da casa.

Anónimo disse...

Sou monárquico, tenho esse direito pois vive-se dizem em democracia.
Sou monárquico mas não do Duarte, fazia falta um rei que désse equilíbrio a esta república de bananas, que só nos trouxe malifícios, quer o fascismo, quer o comunismo, quer malandragem fina a viver à grande e agora os assaltos de gajos que se queixam de não ter bago para negócios de tasca, do outro os banqueiros exploradores.
Por isso digo bem alto Viva a Monarquia, abaixo a República dos xéxés Mário Soares e outros do género.

Anónimo disse...

Monárquicos são bons para fazer croquetes na recepções da Assembleia da República. Ou para servirem de tampões para as meninas dos salões de Sade...

Minda disse...

E tempos houve em que Almada estava, de facto, à frente... não falo isto com quaisquer ideias saudosistas, mas apenas proque lamento que, agora, no presente, se passem certas coisas que nos estão a fazer andar de marcha atrás... ou, pelo menos, estagnaram no tempo. Não sei se grite Viva a República! mas grito, com certeza, Viva a Democracia!