sexta-feira, outubro 20, 2006

O Velho Comandante


Hoje vou falar do Velho Comandante dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, que além da sua passagem de mais de meio século pela Corporação Humanitária ribeirinha, deixou-nos um legado extremamente importante: duas obras literárias muito ricas para quem se debruça sobre a História Local Almadense.
Não tive o prazer de conhecer Eduardo Alves pessoalmente. O nosso primeiro contacto aconteceu ocasionalmente, quando vim viver para Cacilhas, já que a rua que tem o seu topónimo fica nas traseiras da minha casa, onde ainda consigo vislumbrar o Tejo, apesar da vista se ter reduzido, com a construção dos últimos anos.
O meu envolvimento associativo fez com que conhecesse a sua filha, Idalina Alves Rebelo, uma excelente poetisa e pintora da nossa terra.
Há mais de um ano a Junta de Freguesia de Cacilhas lançou o desafio aos escritores da SCALA - Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada, para que escrevessem a sua biografia.
A ideia não floresceu de imediato, porque havia apenas um escritor (Alberto Afonso) que mostrou interesse em realizar este trabalho, embora não se sentisse à vontade para escrever a obra sozinho. A sua falta de experiência fez com que me pedisse para que fosse co-autor do livro. Acabei por aceder à sua vontade.
Em boa hora o fiz, já que fiquei a conhecer um grande cacilhense, que embora não seja uma figura consensual (mais por desconhecimento da sua obra, que por outra coisa), realizou um trabalho notável como Mestre dos Estaleiros da Parry& Son, como Comandante dos Bombeiros de Cacilhas e sobretudo como Historiador.
Como estudioso da História Local do Concelho, tenho de referir novamente os seus dois livros: "Almada Terra Nossa" e "Cacilhas dos Tempos Idos". Tão diferentes e tão iguais, especialmente no amor e no rigor devotado às suas duas terras.
A propósito, devo dizer que a biografia "Eduardo Alves, Vida e Obra de um Bombeiro Exemplar", será lançada no dia 21 de Outubro, às 16.00 horas, no Auditório do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas e a apresentação da obra será feita pelo arqueólogo e historiador almadense, Luís Barros.

2 comentários:

Alice C. disse...

Não estive cá e não apareci. Espero que tenha corrido bem o lançamento do livro sobre o "Velho Comandante".

Luis Eme disse...

Correu bastante bem.