segunda-feira, outubro 30, 2006

A Margueira e o Futuro


O "Público" de ontem publicou uma reportagem sobre as antigas áreas industriais da Margem Sul e os desafios do futuro.
Embora pense que Almada parta em vantagem em relação ao Seixal e ao Barreiro - pela sua localização privilegiada, junto ao Mar da Palha -, não acredito na onda de optimismo do Município em redor da nova "Cidade da Água" de Almada.
Nem tão pouco penso que será um projecto para 20 anos (será mais para os trinta, quarenta anos, talvez lá para 2050 exista algo de novo em Cacilhas...). Quando penso que já estamos quase em 2007 e o Metro continua a ser uma miragem no coração da Cidade, e por este andar, nem em 2010 estaremos livres desta embrulhada...
A história de 12 mil pessoas a morar e 12 mil a trabalhar, no espaço ganho ao Tejo durante a "invenção" da Lisnave, também me faz alguma confusão...
Pelo que conheço do projecto, em princípio, será um lugar de luxo e de sonho, acessível apenas à classe média alta. Isso faz com que não acredite que existam tantos "candidatos" a virem viver para a nova "Margem Sul". Quanto muito, poderão ser deslocalizados (por opção própria) do próprio concelho, perante a miragem da tal Cidade Nova...
Mas até nascer a nova "Cidade da Água" na Margueira - baptizada de Almada Nascente -, muita água vai correr pelo Tejo até ao Oceano...

10 comentários:

Papoila disse...

O projecto Almada Nascente, se tivesse qualidade urbanística, penso que poderia ser uma mais valia para reabilitar a zona de Cacilhas. Tomando como exemplo "certas" zonas da Expo, poderia criar-se um novo polo de atracção para o concelho, o que poderia criar bastantes postos de trabalho, zonas de lazer e eventualmente zonas de habitação. Não sei se o amigo Luis já visitou a Exposição que está actualmente no Forum Municipal Romeu Correia? É uma boa oportunidade para conhecer mais um pouco sobre os projectos para essa zona. Daquilo que vi no papel, gostei. Agora claro que nestes assuntos há sempre muita burocracia envolvida, e realmente, poderá demorar muitos anos até se ver a área da Margueira reabilitada.

Luis Eme disse...

Papoila, eu acho óptimo reabilitar aquela zona da Margueira, no entanto acho que o projecto é bastante ambicioso (e bom, claro).
O que faz confusão, é o que será da outra Cidade... com esta montra, rente ao Tejo...

Alice C. disse...

Acho que é uma boa ideia aproveitarem aquele espaço para fazerem uma coisa de jeito. Mas claro que não é coisa para nós, será, quanto muito, para os nossos filhos.

Luis Eme disse...

Pois, penso o mesmo Alice.

100smog lda. disse...

Eu acho que essa inovação será benefica para todos, pois pela proximidade toda a região irá beber dessa inovação e reabilitação! A zona abrangente e localidades próximas serão como é obvio inseridas e tb elas benificiadas! Sem duvida para mim é importante este salto para que parem de nos chamar a margem sul ou a outra margem!

Luis Eme disse...

"100moglda", claro que a inovação será benéfica (não sei se para todos...). Mas não iremos deixar de ser a Outra Margem, ou a Margem Sul... nem precisamos. Estamos realmente a sul do Tejo e somos a Outra Margem, em relação à Capital.

Ponto Verde disse...

Margem Sul é a Outra Margem, a Outra Banda...o Além Tejo, e é muito bem assim,

O problemático foram nos ultimos 3o anos os autarcas armados em pacóvios iluminados a querer fazer frente à Capital, não com o que tinham de bom: Paisagens excepcionais, serra, Praias deslumbrantes, pinhais, Montado às portas de Lisboa, a meia hora de um Aeroporto do qual não recebiam a parte negativa, mas só os potenciais turistas...de qualidade!!! Mas entregando-se como dormitório low-cost de massas e turistas sazonais de "pé descalço" , devotos dos maiores patos bravos de que há memória com António Xavier de Lima à cabeça.

Antes tinha sido o vergar de Salazar a Champallimaud permitindo que este construisse onde nunca o deveria ter feito (havia então outras opções) e depois veio a Lisnave, antes a Parry Son e a Siemens, a Timex... que pretendiam explorar mão de obra barata e autarcas que lhes facilitassem a instalação, no Seixal exploraram-se até á exaustão areeiros em hectares e hectares de quem ninguém fala, uma àrea onde cabe muitas Siderurgias e Lisnaves...

Agora , o que nos pretendem "vender" , em embrulho devidamente mediatizado é tão só, repetir a dose!!! Já não vou nisso!!! Tiveram 30 anos para fazer qualquer coisa de jeito...e não foi isso que aconteceu.

Outros cidadãos pensam assim em www.a-sul.blogspot.com

Luis Eme disse...

Não sou tão cáustico como o "Ponto Verde", mas de facto 30 anos de poder, quase sempre com maiorias absolutas (ou seja com a possibilidade de fazer quase tudo, sem grandes oposições), deveria ter feito de Almada uma cidade mais bonita e agradável, para se viver e visitar.
Quanto à "Cidade da Água", é bonito, talves bonito demais para se tornar realidade...

Blackbird disse...

Calma que isto vai lá...não sei quando mas vai!!! Conheço o projecto que está previsto para lá e até que é interessante! Apenas por motivos profissionais não poderei falar dele. Apenas poderei dizer que provavelmente até 2009/10 nada de muito visível será feito. Mas se não houver medo de ser arrojado, com as equipas de projectistas que estão envolvidas poderá ser que até fiquemos com algo identico em termos de conceito com a zona da Expo.
Abraço.

Luis Eme disse...

Pode ser que sim... não perdemos nada em ter esperança, que finalmente vamos olhar de frente para o rio...