domingo, outubro 22, 2006

Almada Forum de Costas Voltadas para o Desporto Almadense


Uma notícia publicada no "Record" de ontem, em que assinalava a assinatura de um contrato de patrocínio assinado entre o Centro Comercial "Almada Forum" e o Benfica, deixou-me no mínimo chocado. E eu até sou benfiquista...
Deixou-me chocado por estar a par das dificuldades económicas pela qual passam algumas das principais colectividades desportivas do Concelho, como particular destaque para o Ginásio Clube do Sul e o Almada Atlético Clube, que têm batido a várias portas à procura de apoios e os resultados têm sido quase nulos.
Embora os responsáveis pelo "Almada Forum" possam e devam fazer contratos com quem quiserem, não se deviam esquecer que vieram explorar comercialmente a Margem Sul, e como tal, seria boa ideia apoiarem também o desporto deste lado, sem terem de apanhar boleia do nome "Benfica"...
Concerteza que o Ginásio Clube do Sul - a principal colectividade de Cacilhas, fundada a 17 de Maio de 1920 -, o Almada Atlético Clube e os outros clubes desportivos do concelho agradeciam.
Este texto está ilustrado pela capa do livro "Ginásio Clube do Sul - 75 Anos de Glória", da autoria dos meus queridos amigos Fernando Barão e Henrique Mota (este último infelizmente já não está entre nós), ginasistas de alma e coração e dois grandes nomes do associativismo, desporto e cultura almadense.

9 comentários:

Ponto Verde disse...

E o Colombo ali tão perto ...

Alice C. disse...

É um contra-senso normal de que se move apenas com um objectivo: lucro, muito lucro!

Papoila disse...

Realmente é pena não existir na Margem Sul quem apoie o desporto. São poucas as equipas que conseguem sobreviver e vivem muito com os auxílios das autarquias, não conseguindo autonomia financeira com as receitas geradas, por estas serem muito insuficientes. Contudo, os clubes prestam um serviço muito válido à comunidade, sibretudo á juventude, fomentando a prática de desporto.

Luis Eme disse...

Pois é "Ponto Verde", só que o Belmiro é Dragão...

Luis Eme disse...

Pois é Cagica, esse Ginásio de Cacilhas só pode ser o nosso Ginásio Clube do Sul.

Luis Eme disse...

Pois é Alice, o dinheiro é uma coisa terrível...

Luis Eme disse...

Infelizmente a vida dos clubes está cada vez mais difícil, Papoila. E com a nova lei das finanças locais, as coisas vão piorar.

Pirolito disse...

É triste mas é uma mera questão de marketing e publicidade. Quando uma empresa faz publicidade no que quer que seja, pretende que o seu nome/imagem seja levado a nichos de público onde normalmente não chega sem esse esforço.
Se o Almada Forum fizesse publicidade nas camisolas de Clubes como o Ginásio, o Almada, o Cova da Piedade, etc, em termos de custo/benefício seria o mesmo que estar a chover no molhado, porque as pessoas a quem a mensagem chegaria já são clientes do Fórum e, portanto, não acrescentam rigorosamente nada.
Muito diferente é a publicidade nas camisolas do Benfica, desde logo porque transporta a imagem do Almada Forum para a margem norte do Tejo e para o resto do país através das transmissões televisivas.
Outro evento desportivo patrocinado pelo Almada Fórum todos os anos é uma grande regata no Tejo.
Eu não quero estar aqui a defender nada nem ninguém, limito-me a apresentar uma possivel explicação para a opção tomada.
Acho até que o problema pode ser equacionado de outra forma. O Almada Fórum deveria apoiar o desporto do Concelho por uma mera questão de reinvestimento ou reaplicação dos lucros obtidos, obedecendo a uma lógica meramente local.
Do ponto de vista social e como agente de desenvolvimento, faria todo o sentido que assim fosse.

Luis Eme disse...

Eu percebo perfeitamente as razões do "Almada Fórum", "Sanfona Lusitana", mas não deixo de as lamentar, por um certo bairrismo, e também por ver as dificuldades com que os pequenos clubes têm para sobreviver...