domingo, julho 09, 2006

A Lapa de Cacilhas


A Lapa situava-se no Lugar de Cacilhas, próximo do cais e do antigo Largo Costa Pinto.
Ao fundo, à esquerda, ficava a entrada do Estaleiro de Hugo Parry & Son, com suas docas de reparação de navios, em frente o portão alto e estreito em ripas de madeira cortando a passagem para o "Black", que ia dar aos armazéns de descarga do carvão, à direita o altíssimo Torreão, junto a um antigo prédio que foi adquirido por José Malaquias, que o reconstruiu, adaptando no piso térreo uma "Casa de Pasto" onde os operários almoçavam diariamente [...].
A Lapa, de onde se avistava a bela Lisboa, o Rio Tejo com barcos de todas as espécies e "calados", o Largo com a velha Parceria dos barcos grandes e o embarque dos pequenos, o grande movimento de táxis, as primeiras camionetas, as barracas de frutos com seus vendedores, as carrinhas de fretes, que antes eram feitos em carroças puxados por muares, o Chafariz ali perto, o Farol ao fundo junto ao rio, contando com o vaivém dos operários, que ao som da "gonga" da doca enchiam de alegria e movimento, junto aos pregões dos vendedores ambulantes [...].
(Aguarela e texto de Anyana, in "O Scala", Inverno 2006)

3 comentários:

Luis Eme disse...

"Gracias" pela sujestão. Vou ver se descubro a preciosidade.

Anónimo disse...

Perdoem a minha ignorância, mas gostava de saber onde fica a Lapa de Cacilhas. Mesmo com a imagem, não consegui ir lá.

Luis Eme disse...

A Lapa já não existe, foi destruída no final dos anos quarenta, quando se construiu a estrada marginal entre Cacilhas e Cova da Piedade.
A sua localização ficava onde hoje existem os parques de estacionamento de autocarros e ligeiros, ou seja depois das instalações e bilheteiras da TST (na direcção da Lisnave). Espero ter sido explicito.