segunda-feira, junho 26, 2006

A Viagem Entre as Duas Margens do Rio


A travessia do Rio Tejo entre as margens de Lisboa e Cacilhas começou a fazer-se de um modo regular desde o século XIII.
Com a epopeia dos descobrimentos as travessias e o número de embarcações no rio aumentaram significativamente, Nessa época havia a necessidade de se abastecerem as caravelas que partiam à descoberta de novos mundos com mantimentos. Os géneros alimentares da Margem Sul, conhecidos pela sua qualidade, estavam entre os eleitos pelos navegadores.
Mas só em 1838, com o aparecimento dos barcos movidos a vapor, da "Companhia de Navegação do Tejo e Sado", é que a passagem para a outra margem, passou a ser feita com mais segurança e a preços mais convidativos, através da primeiras carreiras regulares.
Mais tarde apareceu a companhia "Vapores Lisbonenses", que alargou as carreiras até ao Seixal, Aldeia Galega, Trafaria e Cascais.
No começo do século XX, em 1903, teve inicio o primeiro serviço de transporte automóvel entre as suas margens, realizado entre Santa Apolónia e Cacilhas.
Nesta viagem de já quase dois séculos, foram surgindo novas companhias e embarcações, sempre com a preocupação de melhorar os seus serviços, diminuindo o tempo da travessia e tornando as viagens mais seguras e cómodas.
É assim que chegamos aos bonitos cacilheiros laranjinhas dos nossos dias da "Transtejo"... que continuam a levar-nos de Cacilhas a Lisboa, e são um encanto, especialmente para os turistas, quase sempre mais contemplativos que os seus passageiros diários, por encararem as travessias como um passeio pelas águas do Tejo... e não como a utilização de mais um meio de transporte.

2 comentários:

Minda disse...

Acabei o meu périplo com este comentário. Mas estava a dever-te esta atenção. E, depois, não há fome que não dê em fartura... Quanto ao post de hoje, adoro, sobretudo a fotografia. Muito bem conseguida. E esta pequena história dos nossos cacilheiros, que um dos poetas que costumavam ir às sessões de «poesia vadia» do Café com Letras apelidou de «barcos do amor» - atenção, com as interpretações (barco do amor porque foi numa viagem pelo Tejo que conheceu a sua amada), está interessante. Vou tentar ser mais assídua, para ver se depois não tenho que andar a fazer uma corrida destas. XAU. E, já agora, parabéns pelo casario, está excelente! Dá gosto vir passear por cá...

Anónimo disse...

Sinto-me homenageado neste texto. Quem diria?