segunda-feira, abril 14, 2014

Colóquio sobre os 40 Anos de Abril


Ontem assisti a um colóquio que teve a participação de três Capitães de Abril (Otelo Saraiva de Carvalho, Mário Tomé e João Andrade e Silva) e também de quatro alunos de escolas secundárias do Concelho (só fixei o nome da Inês...), moderado por Eduardo M. Raposo, no Auditório Lopes Graça, em Almada.

Como normalmente acontece nestes colóquios fala-se de muita coisa com bastante interesse. Gostei particularmente da intervenção lúcida de Otelo sobre a génese do Movimento das Forças Armadas mas também do PREC.

O mais curioso foi verificar que os três capitães, conotados com a esquerda e assumidamente contra o 25 de Novembro de 1975, nem sempre estiveram de acordo. 

Imagino o que aconteceria se estivesse presente alguém mais moderado e que pensasse que o 25 de Novembro foi a reposição da legalidade e da democracia no nosso país...

Noto que ainda continua a prevalecer a visão pessoal dos acontecimentos e não a colectiva (e alguma inveja...). Todos querem ficar na história, e ficarão, mas como um colectivo. Individualmente o destaque será dado a quem teve um papel mais proponderante, como foram os casos de Otelo e Salgueiro Maia.

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Já vi uma exposição fotográfica a céu aberto, já assisti a uma actividade sobre as canções de Abril, falta-me algo do género...com gente que lá esteve mesmo, no meio!

Abraço