domingo, outubro 26, 2008

Lisboa e o Tejo

José Cardoso Pires, abre o seu "Lisboa Livro de Bordo - vozes, olhares, memorações", com um excelente texto sobre Lisboa e o Tejo.

«Logo a abrir, apareces-me pousada sobre o Tejo como uma cidade de navegar. Não me admiro: sempre que me sinto em alturas de abranger o mundo, no pico dum miradouro ou sentado numa nuvem, vejo-te em cidade-nave, barca com ruas e jardins por dentro e até a brisa que corre me sabe a sal. Há ondas de mar aberto desenhadas nas tuas calçadas; há âncoras, há sereias. O convés, em praça larga com uma rosa dos ventos bordada no empedrado, tem a comandá-lo duas colunas saídas das águas que fazem guarda de honra à partida para o oceano. Ladeiam a proa ou figuram como tal, é a ideia que dão; um pouco atrás, está um rei-menino montado num cavalo verde a olhar, por entre elas, para o outro lado da Terra e a seus pés vêem-se nomes de navegadores e datas de descobrimentos anotados a basalto no terreiro batido pelo sol. Em frente é o rio que corre para os meridianos do paraíso. O tal Tejo de que falam os cronistas enlouquecidos, povoando-o de tritões a cavalo de golfinhos.»
Embora tivesse nascido na Beira, José Cardoso Pires sempre se assumiu como um lisboeta, com uma predilecção especial pelos bairros e pelas pessoas, que lhe diziam tanto.
A Margem Sul também fazia parte do seu mapa literário, não fosse a Costa de Caparica o lugar de eleição para dar vida aos seus livros...

14 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Trazeres este texto para a blogosfera foi uma bela homenagem a José Cardoso Pires e este texto é um delicioso "naco" sobre a vocação marítima de Lisboa e a sua posição priveligiada à beira-rio...
Estou ansiosa para ver de novo as colunas no seu cais!

Abraço

Maria disse...

Fui ficando por aqui enquanto folheava o livro... Fazia tempo que não lhe pegava.
Obrigada por o trazeres aqui, Luís.

Beijinho

Lúcia disse...

Olha - m isto veio-me uma vontade imensa de o reler. E já agora, na caminha antes do oó e para onde vou agora.
Beijinhos, Luís

hfm disse...

Um dos livros de Cardoso Pires a que recorro frequentemente. Lisboa ganha outras cores e outros "jeitos" na escrita de CP.

Graça Pires disse...

Vou reler este livro. Obrigada.
Um abraço.

Maria P. disse...

Excelente escolha...

Beijos.

Paula Crespo disse...

Partilhamos a homenagem, Luís. Viva o Zé!
Bjs

Luis Eme disse...

pois é Rosa...

o Tejo que querem que seja dos "contentores", não era o do José Cardoso Pires, de certeza...

Luis Eme disse...

foi um prazer, Maria...

Luis Eme disse...

boa ideia, Lúcia...

Luis Eme disse...

pois ganha, Helena.

ele também tem crónicas deliciosas de Lisboa, do tempo do "público"...

Luis Eme disse...

boa ideia, Graça.

Luis Eme disse...

também acho, M. Maria Maio...

Luis Eme disse...

há coincidências giras, Paula...