sexta-feira, janeiro 14, 2011

Nunca lhes Seremos Gratos

Ontem um amigo, "Capitão de Abril", teve a gentileza de me oferecer os três DVD's dos concertos comemorativos realizados pela "Associação 25 de Abril" em 2008, 2009 e 2010: "Vozes de Abril"; "Vozes que Abril Abriu" e "República de Abril"; com o apoio da RTP.
Pode ainda ser cedo para se fazer a história da Revolução de Abril, mas nunca é tarde para lhes agradecer o que fizeram pelo povo português.
Eu não esqueço a divida de gratidão que temos para com todos estes homens, que se uniram e fizeram a "Revolução dos Cravos" em 1974, libertando o país de uma longa agonia de 48 anos de ditadura.

Generosos e desapegados do poder, logo que lhes foi possível entregaram os destinos do país à sociedade civil, com a realização das primeiras eleições livres para o Parlamento, para as Autarquias e para a presidência da República, em 1976.

Apesar da sua generosidade e do seu valor como militares, foram quase todos preteridos nas promoções, por nunca terem prescindido dos seus valores e ideais. Contam-se pelos dedos de uma mão os "Capitães de Abril" que atingiram o posto de general.

É por isso que nunca lhes seremos gratos. A maioria de nós por não pudermos. A minoria que tem tomado conta do poder nos últimos trinta e quatro anos, por não conhecer a palavra gratidão, e claro, por olhar demasiado para o umbigo e para as suas contas bancárias, com os resultados que todos sabemos e sentimos...
Todos aqueles que estiverem interessados em obter esta colecção de DVD's memorável, devem dirigir-se à sede da Associação 25 de Abril, na rua da Misericórdia, nº 95, no Bairro Alto.

6 comentários:

Maria disse...

Concordo com o teu texto, Luís. Mas tenho sempre a ideia de que a pronta adesão do povo que veio para a rua ajudou a consolidar o golpe revolucionário.
Estive em todos os espectáculos da A25A. Este, em 2008, durou até às 4 da manhã...

Beijinho, Luís.

EMALMADA disse...

Logo ...será que podemos concluir que fomos traídos pelos democratas (oportunistas) e incompetentes que tomaram conta da governação geral e autárquica deste país?
Cada um tem o seu juízo.
Eu perante o panorama vigente também tenho o meu e com toda legitimidade...

Não sou menos democrata do que os ditadores oportunistas que arruinaram o País e Almada!

Rosa dos Ventos disse...

Subscrevo, Luís!
Conheci de perto Salgueiro Maia que era casado com uma amiga e conterrânea e todos sabemos os "louvores" que teve...
Agradeço a informação.

Luis Eme disse...

claro que ajudou, Maria.

foi o que lhes deu confiança para o sucesso da Revolução.

Luis Eme disse...

sem qualquer dúvida, Em Almada.

Luis Eme disse...

é o exemplo maior, Rosa...