quarta-feira, setembro 08, 2010

Henrique Mota, Dirigente

Henrique Mota estreou-se como dirigente no Ginásio Clube do Sul como presidente da Direcção, em 1949, com apenas 28 anos, sendo ainda hoje o presidente mais jovem da história da colectividade cacilhense.
De 1949 a 1983 exerceu vários cargos directivos, sendo de 1976 a 1983, presidente da Mesa de Assembleia Geral do Ginásio.
Ao longo de todos estes anos fez parte de diversas comissões, das quais salientamos a do Bingo e do Pavilhão Polidesportivo, que se tornaram realidade nos anos oitenta e noventa e foram um marco no crescimento do clube, que sempre teve no ecletismo a sua principal bandeira.
Em 1994 foi um dos quinze fundadores da SCALA – Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada, sendo o seu primeiro presidente da Mesa da Assembleia Geral e um dos elementos mais influentes no seu crescimento dos primeiros anos.
O seu fervor e paixão pelo Ginásio do Sul seriam recompensados com a atribuição do diploma de “Sócio de Mérito” em 1989, do “Prémio Prestígio Ginasista” e do diploma de “Sócio Honorário”, ambos em 1992.
A cidade de Almada também lhe prestou a justa homenagem em 1994, atribuindo-lhe a “Medalha de Ouro de Mérito e Dedicação”.
Por iniciativa da SCALA, no começo do Outono de 2001, os serviços de toponímica do Município de Almada foram consultados para que fosse estudada a possibilidade de se atribuir uma artéria no concelho a Henrique Mota.
Com a construção de uma nova urbanização, no local onde nasceu a maior zona comercial de Almada, onde está situado o “Almada Fórum”, foram atribuídas ruas a Henrique Mota, Francisco Bastos, Sérgio Malpique e a António Calado (ainda entre nós na altura), não fossem eles grandes atletas e grandes companheiros, para felicidade dos seus familiares e amigos.
Em 2005, na comemoração do 85º aniversário, o Ginásio Clube do Sul, homenageou Henrique Mota e outros associados relevantes, atribuindo o seu nome ao Salão Nobre do Pavilhão Polidesportivo.

Sem comentários: