domingo, janeiro 08, 2023

O Adeus de Carlos Guilherme (1941-2023)


Carlos Guilherme Sanches de Almeida, além de ter sido um dos "Capitães de Abril", foi um grande associativista almadense, fazendo jus à herança familiar deixada pelo seu pai, António Henriques, o grande historiador da Incrível Almadense.

Foi também a Incrível que nos aproximou e fez com que, além de nos tornarmos amigos, fossemos também os "pais" de várias iniciativas culturais, inclusive  a co-autoria de dois livros ("A Incrível e a Poesia Através dos Tempos, 1884-2012)" e "António Henriques, O Associativista e o Historiador de Almada e das suas Colectividades, 1915-2015").

Além dos habituais convívios com os seus antigas camaradas de armas na "Associação 25 de Abril", ajudou a fundar a "Tertúlia do bacalhau com grão" no restaurante Olivença (com o Chico, o Orlando e comigo), em Almada, onde durante alguns anos nos reunimos, semanalmente. Nesta tertúlia de amizade, aberta a outros bons amigos - que chegaram  a ser uma dúzia -, falávamos de tudo o que nos apetecia, com a Incrível e a História de Almada sempre presentes (e falamos...), o Carlos, com alguma ironia, gostava de afirmar que "nunca se dizia mal de ninguém".

Infelizmente, devido a problemas de saúde foi forçado a deixar este nosso convívio.

E hoje recebemos a triste notícia do seu adeus...

Sobra a saudade e a memória, capaz de "manter vivos" tantos momentos inesquecíveis, passados na companhia do Carlos e de outros amigos...

(Fotografia de João Miguel - Almada)


3 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Muita Luz e Paz para o seu espírito.
Abraço e saúde

Graça Pires disse...

Um amigo que parte é uma ferida na luz. Que descanse em paz.
Uma boa semana com muita saúde.
Um abraço.

Anónimo disse...

Sentidos pêsames da família do Viola