quinta-feira, dezembro 10, 2009

Centenário do Nascimento de Alberto Araújo

Comemora-se dia 14 de Dezembro o centenário do nascimento do professor Alberto Araújo, uma das grandes figuras da resistência antifascista de Almada.

Ontem teve lugar uma sessão de homenagem, no átrio do cine-teatro da Academia Almadense, organizada pela Comissão Promotora, constituída pelos Amigos da Cidade de Almada, URAP e PCP.
Alberto Araújo foi professor de Português no Liceu Pedro Nunes, em Lisboa, e também um dos elementos mais activos do PCP na década de trinta. Fazia parte do secretariado do Comité Central e era o principal responsável pela edição do jornal "Avante", então clandestino.
Embora fosse fisicamente frágil, era um homem de um grande carácter, coragem e generosidade.
Fragilidade essa que se agravou com o seu desterro para o "Campo da Morte", no Tarrafal. Regressou vivo, mas nunca recuperou das mazelas que sofreu, tendo falecido precocemente a 19 de Março de 1955, com apenas 45 anos.
Foi uma das figuras mais respeitadas da então Vila de Almada, especialmente depois de ter regressado de Cabo Verde. Quando alguém, fisicamente frágil, prescinde do seu estatuto social para lutar pela igualdade e justiça social, ao lado dos mais humildes, só pode ser respeitado e admirado.
Ainda há pouco tempo, passeava pela rua Heliodoro Salgado com um amigo, que me disse onde Alberto Araújo morava. Embora a casa tivesse desaparecido, o Carlos ainda o "via" na janela, a acenar com simpatia, a quem passava...
A fotografia retrata o seu busto, colocado no jardim urbano que tem o seu nome, mandado erigir pelo povo almadense, por subscrição pública.

4 comentários:

Maria P. disse...

Gente da história e com tantas histórias...

Bjs Luís M.

Rosa dos Ventos disse...

Gostei de saber!
Confesso o meu desconhecimento sobre a vida deste "frágil" lutador!

Abraço

Luis Eme disse...

gente que muito nos honra pelo seu passado de luta e de dignidade, como foi o caso de Alberto Araújo, M. Maria Maio.

Luis Eme disse...

é uma grande figura de Almada, Rosa.