É inaugurada hoje, às 21 horas, na Galeria de Arte de Almada a exposição, "Raul Pereira de Sousa, Apontamentos Biográficos".
O convite enumera quase todas as suas facetas de uma vida cheia: infância e juventude; um pai especial; o espeleólogo; o velejador; o arquitecto naval; o designer; o artista plástico; o investigador de história local; o escritor; o político.
Sim, ele foi isto tudo...
Raul Pereira de Sousa foi uma das grandes figuras de Almada na segunda metade do século vinte.
Como investigador de história local conseguiu "dar cabo" de uma série de mistificações que andaram disfarçadas de verdades, durante mais de um século.
A História de Almada dos nossos dias assenta sobretudo no estudo de fontes credíveis e não em lendas. E isso ficou a dever-se em grande parte a Raul Pereira de Sousa.
11 comentários:
Caro Luis Eme,
Verifiquei que o "Cantigueiro" já não figura em nenhuma das listas dos seus três blogues.
Como isso deve querer dizer que não deve ter o menor prazer em que eles estejam na minha lista, ou que isso possa até de algum modo ser inconveniente para si, decidi eliminar os links do "Casario do Ginjal", "Largo da Memória" e "Viagens pelo Oeste" no meu estabelecimento blogueiro.
Saudações,
Samuel
pensei responder-lhe, Samuel, com um "sem comentários".
mas claro que o Samuel merece uma resposta. primeiro não vejo qualquer inconveniente nos meus blogues constarem nas listas de outros.
segundo, apaguei vários blogues das minhas listas e coloquei outros novos, apenas porque resolvi actualizar a lista, apagando os lugares por onde deixei de passar com frequência.
foi uma mera opção pessoal.
Almada mexe mesmo! :-))
Por aqui é uma pasmaceira...
Abraço
Luís, aqui quem fala é Gabriel Primo. Eu sou um dos artistas da Parede no Rio de Janeiro e eu vi seu comentário no blog da Cris e eu fiquei curioso: onde você viu a reportagem sobre o trabalho?
Costa H, vi no telejornal (da noite, 20 horas em Portugal) do canal 1 da RTP.
parabéns pela arte e pela diferença.
se mexe, Rosa, e agora é o teatro que está a dar...
Falando do tema deste "post", apenas venho ao "palco" para dizer que Raúl Pereira de Sousa tem, ali, uma valorosa exposição.
Merecida, de resto.
Eu também vi essa reportagem do Rio!
Mesmo original!
Abraço
tem sim senhor, Observador...
também achei...
precisamos de fazer coisas dessas, Rosa...
Raul Pereira de Sousa foi o arquitecto do meu barco de recreio um pequeno cruzeiro de 7,60m de comprimento (GEMINI II).
Começado a construir nos finais dos anos 70.
Apesar de ter sido desenhado para cruzeiro mostrou-se um excelente barco em regatas tendo lutado sempre pelos lugares da frente e chegando a vencer algumas regatas de Pequenos Cruzeiros.
Ainda hoje está perfeitamente operacional e encontra-se na Doca de Belém.
Enviar um comentário