sexta-feira, junho 23, 2023

O Cinquentenário de Almada-Cidade (3)

 


Nota: As três imagens publicadas sobre o cinquentenário de Almada foram retiradas do "Almada na História, nº 36 (Boletim de Fontes documentais, 2023), que faz a história da elevação de Almada a Cidade, através de vários documentos importantes. Não temos grandes dúvidas de que esta é publicação periódica mais relevante publicada pelo Município.

3 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Quer dizer que ainda era vila quando eu aí morei.

Abraço

almadalmada disse...

O último presidente da Câmara Municipal de Almada, enquanto vila e depois o primeiro como cidade, o Dr. Serafim Silveira Júnior não era natural de Almada, mas dedicou-se, interessou-se por Almada e viveu Almada.
Era um homem do anterior regime e da União Nacional, mas como autarca foi autarca com valor mais para Almada. Quem o conheceu e viu muitas vezes caminhando pelas ruas de Almada, conversando com pessoas que encontrava e lhe expunham qualquer problema/sugestão ou entrando num café para beber uma bica, não esquece e reconhece o trabalho que ele fez. Tudo isto era feito com naturalidade.
Actualmente dizem que se conquistou a liberdade e se vive em liberdade, mas os actuais autarcas não são vistos caminhando por ruas de Almada. Talvez tenham medo de falar com os munícipes, humanos iguais a eles ou sintam que nesta democracia a liberdade não seja uma realidade. Como "democratas" eleitos pelos munícipes são capazes de saber porquê...

Graça Pires disse...

Parabéns à cidade de Almada.
Uma boa semana.
Um abraço.