domingo, julho 02, 2017

Uma História Bonita Já com 35 Anos...


Num país como o nosso que trata tão mal a cultura (toda...), é sempre motivo de festa e de orgulho quando uma Associação de Artes e Artistas, comemora 35 anos de vida. 

Estamos a falar da Imargem - Associação de Artistas Plásticos do Concelho de Almada, que ao longo das mais de três décadas de existência se transformou na principal referencia no campo das artes plásticas, num concelho como o de Almada, que faz questão de se afirmar no campo cultural (mesmo que muitas vezes seja só "fogo de vista"...).

A festa decorreu ontem, ao fim da tarde, com a inauguração de uma exposição de grande valor artístico, e também de grande simbolismo, com obras de vários artistas da Imargem, que fazem parte do acervo municipal. E depois foi apresentado o livro, "Imargem 35 anos, 1982 - 2017", que complementa e actualiza a obra apresentada na passagem do 20.º adversário da Associação.

Louro Artur fez a apresentação da obra, além de falar da história da Imargem (não fosse ele um dos fundadores...), "abraçou" com palavras os 35 + 1 artistas, que também dão vida a este livro.


Francisco Palma, presidente da Direcção, falou sobretudo do presente, dos desafios que todos temos de enfrentar nestes tempos difíceis, da procura de uma renovação constante no campo das artes e também na necessidade de diálogos, mais abertos e mais críticos, de tudo aquilo que se faz no campo artístico. Congratulou-se também por ver obras na exposição, que não eram mostradas há trinta anos, reforçando que a arte é feita para estar à vista e não escondida.

Francisco Bronze, também fundador da Imargem,  falou destes nossos tempos esquisitos, que tão mal tratam a cultura, do regresso em força da "futebolização", que tem efeitos tão nefastos na nossa sociedade, assim como de outros espectáculos de massas, que acabam por "esconder" o que de bom se faz nas culturas de minorias.

E eu senti uma grande honra em estar sentado ao lado destes três excelentes artistas plásticos, que tanto têm dado a Almada nestes últimos 35 anos, ao serviço das artes plásticas, sem me esquecer de dar os parabéns à Imargem e aos seus associados, pela sua notável colaboração no enriquecimento do património artístico do nosso concelho.

(Fotografia Américo D' Souza)

1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Parabéns à Imargem.
Um abraço e bom domingo