sexta-feira, abril 04, 2014

A Cana de Pesca e o Peixe Nestes Nossos Dias


O velho ditado chinês, que nos aconselha a dar uma cana de pesca e nunca o peixe, continua a não ser seguido, de uma forma geral.

Acho mesmo que se voltou um pouco a uma das facetas mais miseráveis do salazarismo, a "caridadezinha", que entretinha as senhoras de bem, em que cada uma delas tinha o seu "pobrezinho".

Hoje é um bocado assim. Querem que as pessoas sejam "animais domésticos", prontos a obedecer e até a aceitarem humilhações com o sorriso (e nem vou falar da dona Jonet).

A igreja tem muita culpa neste momento quase obsceno que se vive, pois invariavelmente gosta de dar o exemplo de Jesus, que deu a outra face, que se sacrificou pelo mundo, etc.

Talvez a culpa seja também das pessoas, que preferem que lhes dêm um peixe qualquer, mesmo que já não cheire muito bem, a uma cana de pesca...

1 comentário:

Unknown disse...

O que se pratica hoje é exactamente o oposto desse ditado confuciano: "Dá-lhes algum peixe (não pode ser muito...) senão eles aprendem a pescar". E arriscam-se a que deixem de ser "pobrezinhos", o que iria afectar os negócios chorudos de muito boa gente...