sábado, junho 04, 2011

O Arraial e os Livros


Há cultura e cultura, devíamos perceber que livros não combinam muito bem com música pimba, imperiais e sardinha assada.


Somos uns teimosos, é o que é.

Talvez hoje os livros sejam mais coisa de gente culta que anteriormente. Dantes haviam as bibliotecas populares das colectividades, abertas a todos os estratos da população, tal como as da Calouste Gulbenkian, que até chegavam a aldeias remotas, com as suas carrinhas citroen. Hoje existem as municipais, mas não é a mesma coisa...

Infelizmente a escola nunca foi o melhor lugar para se ensinar a gostar de livros. E como há muitos adultos que ainda não perceberam que a principal função do livro não é ser "armazenado" numa estante, provavelmente porque nunca lhes ensinaram o que existe dentro dos livros. E quem nunca aprendeu a gostar de livros dificilmente poderá explicar aos filhos as vantagens e o prazer da leitura...

8 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Posso afirmar com orgulho que, como professora de Português e de Literatura Portuguesa, consegui fazer de muitos dos meus alunos excelentes leitores! :-))
Não sei como estão as escolas agora...talvez seja mais complicado...

Abraço

Isamar disse...

Infelizmente, espero que me compreendas, não somos da mesma geração mas a escola deu-me o maior contributo para gostar de livros e nas décadas de 70/80 motivei muitos jovens para a leitura e consegui-o. Havia as bibliotecas escolares e ainda a biblioteca de turma que proporcionava o desenvolvimento do prazer da leitura àqueles que não tinham outro acesso que não esse.As novas tecnologias estão, cada vez mais, a substituir o livro
de papel e é uma pena que este estimável bem tenha IVA impedindo que o adquiram devido ao seu preço proibitivo.

Bem-hajas!

Beijinhos

Luis Eme disse...

eu exagerei nas minhas palavras, Rosa (e Isamar).

eu queria falar da leitura e dos autores obrigatórios das escolas, que eram mesmo isso, uma obrigação, não uma paixão.

(apesar de ser muito bons, quer o Eça, quer o Camões, estão longe de ser bons escritores para "aprendizes" de leitores...)

infelizmente nem todas as professores eram e são como tu. eu tive a sorte de ter duas professores que me ensinaram a gostar de livros, mas foi pouco num universo de pelo menos mais sete professores de português.

Luis Eme disse...

o que disse à Rosa, serve para ti, Isamar.

que sorte para os vossos alunos, terem professoras que amam tanto os livros.

mas também sabem que não são a regra, infelizmente.

CAP CRÉUS disse...

Eu tive foi um misto.
Professores bons e uns Pais que sempre me leram livros.
Hoje é minha obrigação passar esse legado, esse gosto ao meu filho.
Parece que a coisa está a resultar. :-)

EMALMADA disse...

A cultura não dá votos fácil e imediatamente.
A demagogia, o populismo e o obscurantismo intelectual, isto sim é tiro e queda, quando devidamente cultivados por políticos baixos, ignorantes e que sabem bem que cultura é valor, é capacidade de pensar, ajuizar e decidir.
Quando há quem diga que pensa pelos outros e faz tudo de melhor para os servir, está armada a caldeirada e o carnaval da democracia tirânica.

Luis Eme disse...

é verdade, Cap.

lermos aos nossos filhos é meio caminho andado para o amor pelos livros e pelas histórias.

Luis Eme disse...

é verdade, Em Almada, infelizmente.

nem a Cultura nem os outros sectores da sociedade precisam de paternalismos bacocos.