sábado, fevereiro 26, 2011

Um Passo em Frente

Sempre tive alguma curiosidade em ler "Um Passo em Frente" de Romeu Correia. Há pelo menos duas razões para que tal acontecesse: ser um livro de contos e ser a sua primeira obra editada depois da Revolução de Abril.

Felizmente, graças à biblioteca da Incrível Almadense, tive a oportunidade de ler a obra publicada em 1976 e verificar que se trata de um "campo de ensaio" para livros de maior fôlego. Foi por isso que senti que já conhecia muitas daquelas histórias, provavelmente desenvolvidas em trabalhos editados posteriormente, ou então, contadas pelo próprio autor nos nossos passeios pelas ruas de Almada.

Outro aspecto curioso da obra é estar escrita num registo autobiográfico (tal como seu "Sábado sem Sol", obra de estreia também de contos). Nestes contos-crónicas Romeu fala-nos da sua infância, da sua profissão e das pessoas de Almada.

Graças à Incrível descobri mais um conjunto de histórias de Romeu Correia, que sempre escreveu sobre o mundo que o rodeava, com Almada quase sempre presente nas suas obras.

6 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Gosto de contos e gosto de Romeu Correia!
Deixaste-me "com uma pulga na orelha"! :-))

Abraço

Cata- Vento disse...

Fiquei cheia de curiosidade. Um livro a comprar se isso for possíve. Hei-de tentar lê-lo, dê lá por onde der!

Um abraço fraterno.

Bem-hajas!

momo disse...

cuando vaya a ir de nuevo a Lisboa te pediré una serie de autores para traerme, porque no encuentro algunos de los que citas, y yo gosto de leer autores portugueses.
beijinho

Luis Eme disse...

não é dos melhores livros dele, Rosa.

Luis Eme disse...

comprar só em albarrabistas, Cata-Vento.

mas este nunca o encontrei em nenhum casa de livros.

Luis Eme disse...

é só avisares, Momo.