sexta-feira, julho 02, 2010

Festival de Teatro de Almada

No domingo começa o "Festival Teatro Almada", naquela que é já a sua 27 ª edição, organizado pela Companhia de Teatro de Almada e pelo Município de Almada.

Além de ser o maior acontecimento cultural da cidade, é também o maior festival de teatro do nosso país e um dos melhores da Europa.
Como de costume, podemos assistir à representação de dezenas de espectáculos em vários palcos, na Margem Sul e na Margem Norte do Tejo.

A figura homenageada em 2010 é Maria Barroso, que antes de ser esposa de Mário Soares, foi actriz e uma excelente declamadora de poesia.

Continuam a existir polémicas nos "metideros culturais locais" em relação aos "valores" monetários que aparecem aqui e ali. Normalmente não entro por aí, porque uma organização desta natureza, que coloca Almada no "mapa" da cultura, com escaparates em praticamente todos os jornais, não pode ser realizada com "tostões".
Poderei colocar em causa sim, a falta de apoio do Município a outras iniciativas culturais no Concelho, cujos valores são insignificâncias para o seu orçamento...


6 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Por todo o lado é o mesmo, Luís!
Se se faz em grande, com os custos daí decorrentes e com isso se atrai muita gente a uma cidade ou município há críticas...
Por outro lado também com poucos custos se poderiam apoiar associações que fazem um excelente trabalho em prol da cultura, como tu dizes e bem!
Os responsáveis pela cultura e associativismo dos municípios precisam de ver perto e longe...

Abraço

Maria P. disse...

...então boas cenas...

:)Beijinhos Luís M*

Cristina Caetano disse...

E por que ainda é um problema investir na cultura? Quando essa mentalidade vai mudar?

Beijinhos, Luis

Luis Eme disse...

sim, mas alguns usam "palas" que os limitam na visão, Rosa...

Luis Eme disse...

serão de certeza, M. Maria Maio.

Luis Eme disse...

não sei, Cris...

talvez noutra era.