quinta-feira, março 25, 2010

A Vida Antes de Nós

"A Vida Antes de Nós, Fósseis e Geistória da Região Almada-Lisboa na Época Miocénica", é o título da última obra publicada pelo prof. Manuel Lima, com fortes ligações aos concelhos de Almada (concelho onde nasceu) e Seixal (concelho onde reside e dá aulas).

Num sábado cheio de cultura por estas margens do rio, resolvi optar pelo tema que achei mais interessante, a apresentação desta obra, na sede da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense (as cócegas que este nome deve ter feito durante a ditadura...), que tem a mesma idade da Incrível Almadense (não sabia...), por ter sido convidado pelo autor e por saber o que me esperava...
O prof. Manuel Lima é um comunicador por excelência, e como gosta de se fazer acompanhar por imagens nas suas prelecções, sabia que o meu filhote também ia gostar, até por ser uma das suas áreas de estudo preferidas.
No final o saldo foi mais que positivo, pois todos gostámos desta viagem no tempo, em que recuámos perto de 20 milhões de anos, para ficarmos pelos vestígios da Época Miocénica, muito bem apresentados, oralmente e visualmente por Manuel Lima.
O livro é muito bom, além da explicação histórica, numa linguagem acessível (virada para os alunos do ensino secundário) está repleto de fotografias a cores de fósseis encontrados em Almada e Lisboa, em áreas como Costa de Caparica, Pragal, Lagoa da Albufeira ou Benfica, Carnide e Musgueira, tornando o livro num objecto bonito de ler e folhear.

4 comentários:

Cristina Caetano disse...

Boa dica!

Beijinhos

Maria P. disse...

Sem dúvida uma área interessante.

Bom fim-de-semana, Luís*

Luis Eme disse...

é um excelente livro, Cris.

Luis Eme disse...

especialmente para os jovens, M. Maria Maio.